terça-feira, agosto 09, 2011

Fórum do Meio Ambiente, em Brasília, deverá receber primeiro selo Leed do Centro-Oeste



Com projeto do escritório Zanettini Arquitetura em co-autoria com a arquiteta Sandra Henriques, edifício foi implantado no eixo norte-sul para aproveitar a ventilação cruzada e iluminação natural nos ambientes internos





Divulgação: Zanettini Arquitetura
Foi inaugurado o Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal, em Brasília. 
O projeto do escritório Zanettini Arquitetura, em co-autoria com a arquiteta Sandra Henriques, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), deverá ser a primeira obra da região Centro-Oeste do País a ser reconhecida pelo Green Building Council Brasil como sustentável por atender aos requisitos da certificação Leed.
O edifício de 6,2 mil m² com cinco pavimentos, todo estruturado em aço, foi implantado longitudinalmente no eixo norte-sul para aproveitar ao máximo a ventilação cruzada e iluminação natural nos ambientes internos. De acordo com o escritório de arquitetura, os terraços verdes e vazios existentes em todos os pavimentos servem para "humanizar o ambiente".

A preocupação com o sombreamento das áreas internas demandou a criação de terraços em balanço em todos os pavimentos e a colocação de telas em aço inoxidável, tensionadas e afastas 80 cm da fachada. Além disso, as superfícies leste e oeste são cegas, evitando a incidência da radiação solar direta e ganhos térmicos indesejáveis oriundos destas orientações. Com isso, houve grande economia de energia pelo abrandamento da carga térmica anterior.



Divulgação: Zanettini Arquitetura

A estrutura que se desenvolve em uma malha de 1,25 m X 1,25 m, lajes steel deck, fechamentos e divisórias em drywall foram pensados para proporcionar espaços e sistemas flexíveis, para que futuras modificações no espaço possam ser feitas mais rapidamente. Ainda, esses sistemas agilizaram a construção do edifício e deixaram o canteiro de obras mais limpo.

"A proposta aborda o desafio de minimizar o impacto ambiental da construção, resultando em ambientes internos e externos que garantam o conforto ambiental do usuário, eficiência energética do edifício e sistemas, possibilidade de utilização de energia limpa, economia de água com reutilização de águas cinzas e pluviais para fins não potáveis e adoção de metais eficientes e integração com a paisagem do entorno", relata o escritório.

Segundo Marco Aurélio B. G., engenheiro civil da Caenge Ambiental, responsável pela obra, "foram aplicados 20% de materiais reciclados na obra e 40% de materiais regionais, produzidos em um raio de 800 km de distância do local. Também utilizamos a gestão sustentável de resíduos, garantindo que 75% dos resíduos gerados fossem reaproveitados ou reciclados". Além disso, toda a madeira utilizada nas paredes divisórias é comprovadamente proveniente de reflorestamento. As tintas, mantas e colas utilizadas foram testadas em laboratórios independentes de forma a garantir a conformidade dos produtos às normas técnicas mais restritivas de liberação de COV´s (Compostos Orgânicos Voláteis).

Divulgação: Zanettini Arquitetura

Divulgação: Zanettini Arquitetura

Divulgação: Zanettini Arquitetura

Divulgação: Zanettini Arquitetura

Divulgação: Zanettini Arquitetura

Divulgação: Zanettini Arquitetura
Ficha Técnica:

Fórum do Meio Ambiente e da Fazenda Pública do Distrito Federal
Data de inauguração: 29 de abril de 2011
Localização: Brasília, DF 
Área construída: 6.282,36 m²
Autor do projeto arquitetônico: Siegbert Zanettini
Co-autoria do projeto arquitetônico: Sandra Henriques

Escritório Zanettini Arquitetura

fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/forum-do-meio-ambiente-em-brasilia-recebe-primeiro-selo-leed-213801-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário