segunda-feira, setembro 12, 2011

Arquiteto propõe construção de torres para bombear água no Sudão

Edifícios projetados pelo polonês Hugon Kowalski seriam construídos com materiais fabricados no local e teriam uso misto



O arquiteto polonês Hugon Kowalski propôs a construção de conjuntos de três edifícios para bombear água de um lago subterrâneo de 31 mil m² na cidade de Darfur, no Sudão. O país, com 2,5 milhões de metros quadrados, tem apenas 2% de área irrigável.


Divulgação: Archi-World Academy
Torres serão construídas com tijolos produzidos no local

 

Com a proposta conceitual, Kowalski venceu o primeiro "Intermediate Prize of the Archi-World Academy Awards 2011-2013", que reconhece projetos de economia de energia de todo o mundo e segue com premiações intermediárias até 2013.

 

De acordo com o arquiteto, as torres teriam o formato da árvore Baobab, comum na região. Os edifícios de cada grupo simbolizariam as três religiões e culturas principais do local: o islamismo, o cristianismo e o animismo.

 

Os edifícios seriam construídos com tijolos fabricados no próprio local, com uma mistura de solo, cimento e água. De acordo com o arquiteto, "a escolha do material reflete a necessidade de implementar tecnologias alternativas e balanceadas".

 

As torres seriam compostas por uma parte subterrânea, para abrigar um laboratório para análise e tratamento da água, bombas d'água, reservatórios e sistemas de distribuição de água filtrada. Na parte superior, até o 11° pavimento, estariam localizados um hospital, posto de vacinação, clube, reservatório de comida, biblioteca, salas de aula e escritórios. Nos seis andares acima seriam construídos apartamentos para os trabalhadores locais.

 

A água, mantida em constante circulação e a temperatura aproximada entre 6 °C e 11 °C, possibilitaria o resfriamento dos edifícios. A geração de energia por meio de painéis solares auxiliaria na redução da temperatura, diminuindo o risco de superaquecimento na parte superior. Aberturas no topo dos edifícios também contribuiriam para a ventilação, de modo que o ar circule de forma diagonal pelas estruturas.

 

O arquiteto ainda afirma que a evaporação da água de um dos reservatórios manteria o átrio dos edifícios em uma temperatura adequada até para o cultivo de plantas. A construção também teria sistemas de coleta de água de chuva para reuso interno. 
 
 

Divulgação: Archi-World Academy
Torres terão 17 pavimentos e terão hospitais, reservatórios d'água e apartamentos

Divulgação: Archi-World Academy
Salas de aula também serão construídas

Divulgação: Archi-World Academy
Projeto conceitual bombearia água de lago subterrâneo                                                                                                              fonte: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/arquiteto-propoe-construcao-de-torres-para-bombeamento-de-agua-subterranea-228430-1.asp















Nenhum comentário:

Postar um comentário