quarta-feira, setembro 28, 2011

Janela inteligente ajuda na economia de energia


Cientistas sul-coreanos tiveram uma grande ideia para economizar energia elétrica em grandes arranha-céus envidraçados: criaram uma janela que alterna entre modo verão e inverno para reduzir o consumo de energia elétrica no edifício.

A ideia é que o vidro escureça quando a temperatura fora do prédio for alta. E quando estiver frio, o vidro se torna transparente. Desta forma, dentro do edifício, não será preciso exagerar na dose de ar-condicionado nem fazer com que o aquecedor trabalhe em tempo integral.

Em dia de muito calor, o vidro reflete boa parte da luz solar que, de outra forma, incidiria diretamente no ambiente interno. Em dias frios, os vidros escuros absorvem o mais que puderem da luz solar para manter o interior aquecido.

Conceitos similares já existem no mercado, mas os sul-coreanos afirmam que a vantagem dessa janela é que ela é capaz de fazer a mudança entre escuro e claro quase que instantaneamente, favorecendo assim maior eficiência na economia de energia. E, além disso, a janela dos sul-coreanos não precisa de equipamentos externos para o controle, ela é capaz de alternar entre claridade e escuridão sozinha.
Como funciona

Ho Sun Lim, Jeong Ho Cho e Jooyong Kim foram os pesquisadores que lideraram o projeto. Eles usaram polímeros especiais, cátions e ânions (são íons positivos ou negativos) e solventes, como o metanol. O resultado foi um vidro muito mais barato de produzir e menos tóxico do que as opções atuais. E, de quebra, com a vantagem de mudar de estado 100% claro a 100% escuro em questão de segundos.

Ao jornal sul-coreano ACS Nano, o time de cientistas afirmou que “esta tecnologia pode ajudar na economia de energia em casas, oferecendo uma nova opção no controle de luz e calor que entra no ambiente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário