sexta-feira, novembro 11, 2011

IGREJAS FEITAS DE OSSOS CELEBRAM OS MORTOS

O encanto por tudo aquilo que é assustador aflora, e o lado oculto da vida sai das sombras para brincar de nos aterrorizar. Que tal então conhecer algumas construções erguidas em torno de um dos temas que mais nos amedronta?


É o caso da igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos (acima), em Roma, onde ossos de mais de 4 mil freiras decoram as paredes. Erguida entre os anos de 1500 e 1870, sua arquitetura em estilo barroco e rococó – com três esqueletos completos logo no portão de entrada – serviu de inspiração para o marquês de Sade.


Já a igreja de San Bernardino alle Ossa, em Milão, parece uma igreja como qualquer outra, tanto de fora quanto por dentro. Suas catacumbas, porém, guardam ossadas do século 13, dispostas em forma de crucifixos.


Em um subúrbio da cidade tcheca de Kutna Hora, a capela de Sedlec é feita com os ossos de 70 mil pessoas. Dos chandeliers aos arcos e portas, tudo na igreja construída a partir de 1511 é feito com os restos de cidadãos que morreram na região.


Na Polônia, a mais antiga das igrejas de ossos foi erguida a partir de 1176 na cidade de Kudowa-Zdrój, com restos de combatentes mortos em guerras. Os próprios padres e monges da região deram início à construção da capela Czermna, e são seus ossos que ocupam a parte mais importante da nave central e do altar.


Pouco conhecida dos brasileiros, mas muito popular em Portugal, a Capela dos Ossos é uma das principais atrações do núcleo medieval da cidade de Évora, na região do Alentejo. Construída por franciscanos durante o século 16, ela tem todas as paredes internas feitas com ossos. Dois esqueletos intactos – um de um adulto, outro de uma criança – são mantidos dentro de celas, acorrentados às paredes.


Longe dali, em Lima, o mosteiro de San Francisco serviu de sepulcro para os moradores da cidade até 1808. Atualmente, o local é considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, e suas catacumbas, que guardam passagens secretas para outros edifícios históricos da capital peruana, reservam poços circulares inteiramente revestidos com caveiras e fêmures.

Fonte: http://casavogue.globo.com/arquitetura/igrejas-feitas-de-ossos-celebram-os-mortos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário