sexta-feira, dezembro 23, 2011

Prefeitura de Manaus inaugura primeira etapa da nova Ponta Negra

A primeira etapa da reforma será entregue nesta sexta.



Manaus - A prefeitura de Manaus anunciou que vai inaugurar nesta sexta-feira (23) a primeira fase da obra de reforma na Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus. A cerimônia está programada para começar às 19h. Sem reforma há mais de 18 anos, a Ponta Negra foi totalmente reformulada.

A ideia da prefeitura com a reforma é dar ao turista uma visão de frente para o Rio Negro, valorizando uma das paisagens mais bonitas de Manaus.

Um novo calçadão todo em pedras portuguesas, três Mirantes da Praça da Marinha, Anfiteatro, Escadaria, Passarela, Praça na Rotatória com Chafariz e Espelho D’água, com uma fonte que funciona com música e iluminação a LED, estacionamentos e jardins são alguns destaques dessa parte da obra. Além disso, foram realizadas todas as intervenções de infraestrutura, como rede de esgoto, elétrica, hidráulica e projeto de iluminação cênica dos jardins e de todo calçadão, valorizando a nova arquitetura do local. O novo calçadão tem mais de 670 metros lineares feito com pedras portuguesas em três cores: branco, preto e vermelho. Todo o trabalho foi feito manualmente por profissionais especializados, sendo colocado pedra por pedra.

Um aterro hidráulico foi realizado para possibilitar a perenidade de um trecho da praia, que vai proporcionar que os amazonenses tenham praia o ano inteiro. Para que isso fosse possível, estão sendo utilizados quase um milhão de metros cúbicos de areia.

O Anfiteatro possui camarins e estrutura de palco totalmente novos. A novidade desse espaço está por conta de uma marquise em concreto que vai valorizar a acústica do local. Outro benefício é que a população terá a disposição uma rede de internet sem fio gratuitamente em toda extensão do Complexo.

Nesta primeira etapa, os recursos para execução da obra são da ordem de R$ 29.085.368,79. A verba para a reforma é de um convênio com o Ministério do Turismo.

Paisagismo

O paisagismo é um dos pontos mais belos dessa nova Ponta Negra, com cinco jardins formados por dezenas de espécies nobres e raras da flora amazônica. As árvores que já existiam no local foram todas aproveitadas, sendo que algumas passaram pelo processo de transplante realizado com sucesso para outras áreas do complexo.

No Jardim Área Sombria, onde ficou a maior parte das árvores já existentes, foram plantadas espécies como: andirobeira, açaizeiro, bougainville, pau-pretinho e jutairana para compor o bosqueamento.

Outro Jardim é denominado Palmeiras, composto por 38 palmeiras, com arranjos de pacaviras, palmeiras areca bambu, palmeira beriva e mini-alamandas e ainda existe uma ilha de plantas exóticas. O terceiro jardim é o Cana-da-Índia, formado por dezenas de palmeiras triangulares e canas-da-Índia.

No Espelho d’Água, fica o Jardim Chafariz, onde foram utilizadas espécies de: palmeiras fênix e imperiais, dracena vermelha, bromélias imperiais, mini-ixórias, mini-alamandas, cana-da-Índia e bougainvilles. No Jardim Mirante, o projeto utilizou cana-da-Índia, mini-alamandas e palmeiras triangulares.

O Anfiteatro também foi contemplado com o paisagismo. Lá foram utilizadas palmeiras triangulares, palmeira areca bambu, pandanus, bromélias imperiais, palmeiras cyca revoluta, grama esmeralda e amendoim e russélia. E compondo todo o paisagismo foram utilizados 20 mil metros quadrados de grama esmeralda.

Trânsito

A inauguração do novo parque da praia da Ponta Negra terá esquema especial de trânsito, que passará a funcionar a partir das 14 horas desta sexta-feira (23), com a interdição de uma faixa da avenida Cel. Teixeira (estrada da Ponta Negra). A grande festa, organizada pela Prefeitura de Manaus, vai contar com o apoio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) na coordenação do tráfego, com o objetivo de dar segurança aos pedestres e mais fluidez aos veículos.

A avenida Cel. Teixeira será interditada na faixa do sentido Ponta Negra/Centro, entre a rotatória da Praça do Chafariz até o edifício Aruba. O acesso será feito na pista contrária, em fluxo invertido, até o fim da interdição e, depois, o itinerário segue normal. No sentido centro/bairro o transito será deslocado para a Alameda Alasca até a Alameda Angola, retornando para a Cel. Teixeira.

Trinta e oito agentes de trânsito estarão posicionados em treze pontos de controle, entre os quais a avenida Cel. Teixeira, acesso para a estrada do Turismo e outras vias próximas ao evento. A previsão é que o tráfego volte ao normal a partir de duas da manhã de sábado.

Transporte

Com a inauguração da primeira fase do novo complexo da Ponta Negra nesta sexta-feira (23), a Superintendência de Municipal de Transporte Urbano (SMTU) preparou um esquema especial para atender à população que irá participar do evento.

Além do reforço nas linhas que atendem normalmente a Ponta Negra, o superintendente Marcos Cavalcante irá deslocar 10 fiscais para orientar os ônibus e fiscalizar se as empresas estão cumprindo com a frota do dia útil. “O aumento no número de coletivos acontece de acordo com a demanda. Fazemos assim em todos os grandes eventos e garantimos que todos que queiram, cheguem até a Ponta Negra”, assegura Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário