domingo, maio 05, 2013

Refletir, ampliar e iluminar




Neste projeto de Sueli Adorni, feito sob medida para um jovem executivo, o espelho utilizado para revestir a parede acima do sofá proporcionou amplitude visual, duplicando a dimensão da sala.


Na disposição de layout deste apartamento, a sala de jantar ocupou um espaço estreito em relação aos ambientes do entorno. Ao colocar o espelho (Glass Company) na parede inteira, a arquiteta Sueli Adorni conseguiu duplicar visualmente o espaço e valorizar o pé-direito. 

As arquitetas Fernanda Borio e Mariana Stockler aplicaram o espelho de mais de 5 m de largura como se fosse um painel, instalado nas portas de correr do ambiente que integra sala de estar, jantar e bar. Refletindo as cores claras do mobiliário (Mr. Móveis e Ton Sur Ton) e da cortina persiana (Luxaflex), o espelho valoriza a decoração, dá amplitude e luminosidade ao espaço.




Os espelhos são verdadeiros aliados dos arquitetos e decoradores. Quando instalados em posições estratégicas, podem ampliar, alongar, iluminar e trazer até paisagens para dentro dos ambientes, transformando os espaços e valorizando os projetos. 

Porém, como em tudo na vida, o excesso não é legal. Em um cômodo pequeno, por exemplo, vale mais usar o espelho em uma parede que reflita a janela ou então uma iluminação direcionada do que forrar todas as paredes com eles. 

No caso de áreas integradas, que tal duplicar a decoração ou alguma obra de arte que se tenha pendurada na parede? Com o espelho isso é perfeitamente possível. As possibilidades, aliás, são quase infinitas. É só saber brincar com os reflexos e a iluminação e não esquecer de levar em consideração o conceito do projeto como um todo. 

Confira ambientes em que o espelho, se não é protagonista, faz uma participação mais do que especial no projeto arquitetônico.

No home office integrado com a sala de estar, a arquiteta Dalia Tamler optou por utilizar os espelhos no fundo da estante e na parte da frente da mesa (Edu Móveis e Novo Ambiente) que serve de apoio para os computadores. A solução conferiu maior profundidade ao espaço e aumentou a luminosidade proveniente das sancas de luz (Casarão Lustres).


Os arquitetos Ricardo Melo e Rodrigo Passos conseguiram trazer a paisagem da rua para dentro do living por meio de um espelho (Vidraçaria Maracanã) de 3,4 metros de largura por 2,70 de altura, dividido em três partes. A ideia também fez com que o ambiente ganhasse luminosidade, profundidade e amplitude.

Na suíte de 8,50 m² projetada pela arquiteta Camila Klein, os espelhos (Glasserie Vidros) ocupam uma posição estratégica. Instaladas nas laterais da cama, as duas peças de 2,09 m de altura por 0,53 m de largura refletem o espaço de circulação e, dessa forma, conferem maior amplitude ao cômodo. 

No projeto de Jan ete Chaoui, a escolha da parede para a instalação do espelho foi pensada estrategicamente para ampliar todo o living, e não apenas a sala de jantar. Como a parede é maior na largura do que na altura, a sensação é a de ambiente alongado. Embutidos com lâmpadas dicroicas (Omni Light) intensificam o brilho que o espelho proporciona ao local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário