domingo, julho 01, 2012

A importância de um local público bem iluminado











Andar pelas ruas é um ato simples do cotidiano de todos nós, mas você já se perguntou se a iluminação utilizada nos locais públicos que frequenta fornece algum tipo de segurança? Na verdade, este é o objetivo dela: além de zelar pelo tráfego de pessoas a qualquer hora, permitindo também o lazer noturno, mantêm ruas e locais de intenso movimento seguros. Para tanto, é necessário que a luz nas avenidas, alamedas e caminhos seja eficiente, já que, desta forma, fornece ao pedestre visão privilegiada do que está presente a sua volta.

Até então, para conseguirmos isso sempre foi necessário um gasto energético muito grande. Segundo dados da Eletrobrás, a iluminação pública no Brasil ainda hoje corresponde a aproximadamente 4,5% da demanda nacionale a 3% do consumo total de energia elétrica do país. O equivalente a 2,2 GW e a um consumo de 9,7 bilhões de kWh/ano. Entretanto, com tecnologias mais modernas e um melhor aproveitamento do espaço para instalação dos equipamentos luminotécnicos, é possível diminuir este consumo e ter uma eficiência melhor.

Uma iluminação segura começa com o bom posicionamento dos postes pelas ruas. Eles devem ser alocados estrategicamente nas vias, levando em consideração o raio de claridade que a lâmpada faz. Neste caso, o potencial luminoso define qual a distância entre um poste e outro.

Também é ideal que as luzes das lâmpadas tenham um amplo alcance, atingindo locais mais escondidos e afastados. Além disso, vale ressaltar que elas devem ser devidamente instaladas e posicionadas a fim de oferecer luz de qualidade sem o risco de ofuscações.

Outro fator importante para a segurança pública é o tipo de lâmpada e tecnologia utilizada. As mais comuns são as de vapor de sódio de alta pressão. Empregadas desde 1930, seu uso é trivial por ser adequada para diversos tipos de situação, principalmente onde se exige uma maior resistência a choques e vibrações. Possui uma vida útil considerável e até 20% mais brilho que as tecnologias convencionais.

Sua principal característica é oferecer luz clara, auxiliando na lucidez de caminhos, fácil identificação de pessoas, animais ou objetos e conforto visual. Além disso, as lâmpadas de sódio possuem um fluxo luminoso mais constante ao longo de sua vida, chegando a uma eficiência de até 150 lm/W.

Tecnologia inovadora

Considerando que a energia no Brasil corresponde ao segundo maior gasto público, conforme apresentam os dados da Eletrobrás, o governo já vem investindo em iluminação de baixo custo, que ofereça segurança, economia energética e potente fluxo luminoso. Por isso uma escolha que está se mostrando viável recentemente no nosso país é a tecnologia LED.

O diodo emissor de luz possui potência luminosa com alcance ainda maior que as tradicionais fontes de luz e brilho intenso, que provoca sensação de comodidade. Também eficiente em termos decorativos de ruas e avenidas, sua principal característica positiva é a luz fria e intensa que auxilia na visualização. Além disso, a vida útil destes produtos chega a 50.000 mil horas, diminuindo consideravelmente o descarte de lâmpadas e os gastos públicos com manutenção.

Seja por meio do LED ou da iluminação convencional, o fato é que a iluminação pública é algo que não deve ser deixado em segundo plano quando pensamos nos investimentos públicos. Isso porque, além de oferecer mais beleza às cidades durante a noite, ela permite que um local se torne até mais seguro e, desta forma, dê mais tranquilidade para as pessoas aproveitarem a beleza do ambiente urbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário