sexta-feira, maio 10, 2013

Casa retorcida cria novas experiências



Uma casa "retorcida" em torno de um único eixo, em total harmonia com a topografia acidentada das colinas de Weinberg, nas cercanias de Stuttgart, Alemanha, é o novo projeto do cada vez mais celebrado escritório holandês UNStudio. Estruturada sobre quatro elementos principais - um poço de elevador, dois pilares e uma coluna interna -, a leve e fluida residência dispõe de um grande vão interior que mantém seus quatro cantos desobstruídos. Paredes envidraçadas retas, em conjunto com as fachadas curvas da construção parecem distorcer a visão de quem olha de dentro para fora da casa, numa instigante ilusão de ótica.

A idéia principal por trás do projeto, segundo os arquitetos, não é oferecer vistas rasgadas para o entorno - o que a morada oferece -, mas sim proporcionar experiências únicas de conexão entre o lado de dentro e o lado de fora do edifício.



O desenho parte de um único ponto central, em volta do qual a escadaria central revolve. A partir deste eixo, a casa se organiza em movimentos diagonais, seguindo o caminho do sol – cada evolução na torção leva a momentos onde a vista exterior se torna um experiência integral do interior da casa.

Diferentes atmosferas e divisões definem seus ambientes internos, todos recebedores de muita luz natural. A exceção é a sala dedicada à música e à caça, propositalmente concebida em painéis de madeira escura do teto ao chão.

Com uma antiga plantação de vinho de um lado e uma bela vista para a cidade do outro, o jardim segue a mesma linha em diagonal, tornando-se uma continuação da planta da residência. Cada área dele possui uma determinada função de plantio e uso da terra.


























Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário