quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Hotel de Gelo



Como em todos os anos, suecos voltam a construí-lo



Todo ano, em uma pequena vila na Suécia, aproximadamente cem pessoas participam da construção de um fenômeno único – um hotel de gelo. O Icehotel, como foi foi batizado, vem sido erguido desde 1990 em Jukkasjärvi, 200 km para dentro dos limites do Círculo Polar Ártico, com uma população de 900 pessoas e cerca de mil cachorros. A atração temporária atrai 50 mil visitantes de todo o globo anualmente.




A construção é composta por mais de 30 mil toneladas de gelo e neve e ocupa um espaço de aproximadamente 5 mil m². O único material adicional usado são finos quadros metálicos, que fortalecem a estrutura. O design de cada suíte é executado por um artista diferente, que imprime características únicas ao espaço. Para esculpir o gelo, os profissionais usam desde serras elétricas e talhadeiras a ferros de passar roupa. Tudo isso para alterar a densidade e textura do gelo e criar o formato desejado.

A ideia é conceber um projeto variado a cada ano, já que o conceito por trás da obra é a natureza passageira e mutável das coisas. A proposta ocorre por meio de uma junção singular de artistas, tempo e design. “Muitos grupos diferentes, com diversas funções, contribuem para a realização do sonho que é o Icehotel. Alguns dos artistas que estão aqui nunca viram neve e gelo antes, enquanto outros são veteranos nesses materiais. É uma troca criativa, um diálogo sobre a criatividade e várias técnicas”, diz Arne Bergh, diretor de arte do projeto.



O processo de construção ocorre entre novembro e dezembro, e o Icehotel fica aberto até meados de abril. É nesse momento que o edifício começa a derreter, voltando aos poucos para o rio que o deu origem. Durante o período de funcionamento, o hotel oferece atividades para o entretenimento dos hóspedes. Entre elas, passeios de trenó guiado por cachorros ou renas, excursões a cavalo, expedições para locais onde a Aurora Boreal pode ser vista ou onde se pode testemunhar esculturas de gelo sendo criadas, ou até interagir com os Sami, o povo nativo.

O Icehotel deste ano conta com 65 cômodos e, durante o dia, vira exposição de arte aberta ao público. Com sua famosa sala de jantar e bar, esse local etéreo já foi palco dephotoshoots de campanhas de grandes marcas da moda, como a Hermès.
\

































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário