sábado, julho 13, 2013

Se for beber, fique em casa



Veja projetos cheios de charme de bares alocados na sala de estar:


Esqueça os famosos “barzinhos” com estruturas pesadas, balcões de madeira e padrões repetitivos. Reunir os amigos em casa e tomar alguns drinques em segurança não requer, obrigatoriamente, aquele suporte cheio de taças de cabeça para baixo que fez sucesso entre as famílias na década de 1980. 



Hoje os bares são ambientes contemporâneos, tratados com marcenaria funcional e totalmente integrados ao living. E não pense que é necessário ter muito espaço para construir um cantinho agradável para bebericar e petiscar com os amigos.

Se o tamanho não é problema, vale aproveitar e criar todo um ambiente para o bar, com mesa, bancada e cadeira ou banquetas. Já para quem não dispõe desse espaço todo, basta pensar em uma estrutura de alvenaria ou madeira que comporte as garrafas, os copos e os acessórios.

Selecionamos alguns projetos que mostram que os bares se encaixam em todo tipo de arquitetura. Eles podem ser desde uma grande bancada em uma sala de fazenda com imponente pé-direito até uma estante com porta-camarão em um apartamento.


 

No apartamento de férias em Florianópolis, o azul do mar foi inspiração para o bar projetado pela arquiteta Renata Basques. “A ideia dos proprietários era um espaço no meio do estar para acomodar adega, bebidas e cafeteira”, relata. A estrutura em madeira (Verk Marcenaria) conta com relevos como um lambri e a bancada leva quartzo de mármore no revestimento
Como grande apreciador de bebidas, o proprietário do apartamento em Curitiba desejava um local onde pudesse expor sua coleção de garrafas. A arquiteta Ellen Marques atendeu ao pedido e criou um bar diferenciado usando espelho (Vidraçaria Multividros) e prateleiras de vidro. A iluminação ficou por conta de fitas adesivas impermeáveis de LED (Brazão dos Lustres)



Recém-casados e sempre abertos a receber amigos, o casal de proprietários pediu à Cristiane Schiavoni um bar na área social do apartamento. Em um espaço de 1m², a arquiteta projetou um nicho em madeira laqueada branca (Marcenaria Barbosa) com portas-camarão que, quando fechadas, protegem as bebidas, as taças e os demais utensílios da poeira e afins “Os proprietários queriam um espaço para ser um ‘cantinho de conversa’”, conta Andréia Médice. A solução encontrada pela arquiteta foi transformar o quarto de empregada de 6,80 m² em um bar integrado com a sala. Na parede, prateleiras de vidro acomodam as garrafas e um nicho exibe a coleção de miniaturas de bebidas. Um móvel (Blanco Design) planejado para o local serve de bancada de apoio, tem espaço para armazenar acessórios e ainda comporta uma pia discreta



fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/95/se-for-beber-fique-em-casa-veja-projetos-cheios-292303-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário