quinta-feira, dezembro 12, 2013

Renovação da tradição mexicana de morar


Porque restaurar é dar nova vida à obra




O que se vê aqui não é uma morada comum. Parte desta casa data do final do século 19, a outra parte é recente. Quando os atuais proprietários arremataram o imóvel, em 2006, o que ocupava seu terreno era apenas uma mal cuidada construção que um dia abrigou a produção de fibra de sisal. Eles então contrataram os serviços de Salvador Reyes Ríos e Josefina Larraín Lagos, do escritório Reyes Ríos + Larraín Arquitectos.

O conceito do projeto elaborado pelos arquitetos era simples: a preservação da tradição arquitetônica local. Assim, depois de um cuidadoso levantamento, definiu-se o que manter e o que demolir da construção original. Em seguida, traçou-se o desenho da arquitetura nova, que integraria as reminiscências da casa antiga. A principal preocupação era elaborar uma morada coesa, que não parecesse um Frankenstein.



Foram empregados como acabamentos materiais muito particulares, que fazem referência aos históricos métodos construtivos mexicanos. Na fachada aplicou-se um estuque cuja resina de base vem da árvore Chukum, típica da região. As paredes de concreto, moldadas in loco, levam em sua composição terra vermelha do tipo Cancab, característica do sul de Yucatán. Assim, a identidade mexicana da casa fortificou-se.

As dimensões planas generosas, os pés-direitos altos, as proporções de aberturas e as orientações dos cômodos respeitam o fazer arquitetônico tipicamente mexicano. Ainda assim, há, claro, alguma reinterpretação com viés atual feita pelos autores do projeto. O resultado é uma morada de 429 m², cuja área divide-se em dois blocos. No centro, onde há um pátio, concentram-se as ruínas da construção antiga.

A propriedade conta ainda com uma pequena capela, um pavilhão sombreado próximo ao lago e as ruínas de uma antiga casa de máquinas. Para o lazer, há piscinas, terraços no térreo e na cobertura. Além disso, o verde que cobre o terreno de dez acres é uma obra de arte inebriante por si só. Os jardins tropicais contam com árvores frutíferas. Para a alegria de todos, os donos deste incrível imóvel alugam-no na alta temporada.













































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário