terça-feira, janeiro 21, 2014

7 salas de jantar, 7 estilos diferentes


Área nobre pode variar do eclético ao rústico

Integradas ao estar ou destacadas em ambientes únicos, as salas de jantar merecem atenção especial. Para além dos sabores à mesa, um espírito eclético, rústico ou de alto design só faz incrementar o espaço, como demonstram os 7 ambientes selecionados abaixo. Delicie-se!


CRIATIVIDADE EM ALTA
por David Bastos


Uma sala de jantar ampla, confortável e integrada à cozinha, formando um ambiente útil e agradável. Esses atributos serviram de ponto de partida para David Bastos conceber o espaço de refeições desta casa em Trancoso, na Bahia. Sobre o piso de limestone foram dispostas a mesa e as cadeiras adquiridas na Casual Interiores, voltadas à área externa com piscina. “Como a casa tem muitas esquadrias, encaixamos as obras de arte nas poucas superfícies livres disponíveis”, diz o arquiteto, justificando a colocação das fotografias de Mário Cravo Neto sob o balcão que separa a mesa da cozinha. O inusitado recurso surtiu um efeito visual surpreendente no ambiente decorado ainda com uma obra vermelha da artista plástica Bia Dória. O rodapé alto foi adotado para facilitar a limpeza e evitar umidade e sujeira nas paredes.

SOTAQUE FRANCÊS
por Rosa May Sampaio


A proprietária deste apartamento em São Conrado, no Rio de Janeiro, já possuía o aparador e as cadeiras de ferro criadas pelo designer francês André Dubreil. Para destacar a beleza e a leveza visual dessas peças na sala de jantar, a designer de interiores Rosa May Sampaio escolheu uma mesa de vidro de Jacqueline Terpins. O tom suave do pistache, presente no papel de parede do Empório Beraldin, no linho da JRJ Tecidos, usado das cortinas, e no veludo da Manoel Canovas, na Miranda Green, que cobre o assento das cadeiras, evoca tranquilidade e cria uma atmosfera neutra para peças importantes serem apreciadas. Entre elas, o espelho napoleônico, a tela de Di Cavalcanti e as porcelanas da Cia das Índias expostas no aparador. Como resultado, a ambientação tem um sotaque francês sutil e agradável ao olhar.

DEBRUÇADA SOBRE O MAR
por Paola Ribeiro

A paisagem da praia de Ipanema a partir da avenida Vieira Souto, no Rio, orientou a composição neutra do décor criado para este apartamento, ocupado por um jovem casal europeu em suas temporadas na capital carioca. Como os proprietários recebem muitos convidados, a sala de jantar foi planejada para acomodar confortavelmente 14 pessoas ao redor da mesa Elle e das cadeiras Bossa, todas peças assinadas por Jader Almeida e compradas na Arquivo Contemporâneo. Uma das paredes acomoda uma tela da artista plástica Leli Orleans e Bragança, pintada especialmente para os moradores. Outra peça feita sob encomenda para o imóvel é o pendente de aço corten desenhado pelo lighting designer Maneco Quinderé. Um recurso para trazer a vista do oceano para dentro do apartamento foi espelhar a parede, no trecho ao lado da tela de Leli.

MIX INUSITADO
por Zize Zink

Os moradores deste apartamento em São Paulo são jovens, estilosos e ecléticos. Tanto que quiseram usar na decoração um antigo defumador de igreja. “Resolvi combinar essa linda peça a outras, mais modernas, mas sem enfraquecer sua importância”, afirma a arquiteta Zize Zink. Transformado em lustre, o defumador, de prata, flutua sobre a mesa laqueada comprada na Micasa e as cadeiras Belisa, na Trend. Outro elemento importante é o aparador com tampo de vidro apoiado sobre bases de madeira entalhada, que também pertencia aos moradores. Na parede, acima dele, a obra de Di Cavalcanti insere cor na sala predominantemente branca. Cortina executada por Carolina Seguin com linho do Empório Beraldin.

SIMPLICIDADE CHIC
por Mauricio Nóbrega

A família é grande e os moradores sempre recebem convidados para o jantar, por isso a sala de refeições ocupa uma generosa área de 36m² nesta cobertura na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, acomodando todos com conforto. Projetado pelo arquiteto Mauricio Nóbrega, o ambiente é simples e ao mesmo tempo refinado justamente por ter poucos elementos. “Como a mesa de freijó é grande, mede 1,40 x 2,80 m, optei por dois bancos duplos revestidos de couro nas cabeceiras para acompanhar as cadeiras”, diz Nóbrega. Estes móveis são da Interni, de onde também vieram as lanças que decoram a parede e os castiçais. As luminárias Krisalide, de Andrea Cerretelli e Fabiana Andrade, da La Lampe – confeccionadas com folhas de madeira – arrematam a atmosfera de leveza.

LEITURA À MESA
por Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini

Os proprietários deste apartamento carioca, no Leblon, leem muito. E possuem tantos livros que as arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini resolveram tirar proveito justamente desses exemplares na decoração da sala de jantar, integrada ao living. Uma estante de madeira laqueada de branco, repleta de nichos e executada pela Marcenaria Monte Sião, ocupa uma parede do piso ao teto, funcionando como um suporte visual para as peças de design que completam o ambiente. Ao redor da mesa Tulipa, de Eero Saarinen, foram dispostas cadeiras One (pretas), do designer alemão Konstantin Grcic para a italiana Magis, compradas na Via Manzoni, e cadeiras Reflexus (brancas), de Eduardo Baroni para a Stone Design, na Arquivo Contemporâneo. Sobre a mesa, está a fruteira Blow Up, dos Irmãos Campana para a Alessi, na Poeira.

NOTÓRIO EQUILÍBRIO
por Marco Aurélio Viterbo

Os moradores deste apartamento no Morumbi, São Paulo, pediram ao designer de interiores Marco Aurélio Viterbo uma ambientação que misturasse peças modernas com antigas, de família. Na sala de jantar, destacam-se o espelho e o lustre clássico de bronze e cristal posicionado acima da mesa de madeira laqueada com pé de vidro, desenhada por Viterbo e executada pela Novo Antigo Móveis – para facilitar a circulação no ambiente de 15 m², optou-se pelo tampo redondo. O profissional também projetou o módulo branco feito pela Marcenaria Marupá, que separa o espaço de jantar da sala de almoço vizinha e serve de aparador e apoio para objetos da Conceito: Firma Casa. A tela de Eduardo Sued faz contraponto às cadeiras Mi Ming, de Philippe Starck e Eugeni Quitllet para a xO, na Micasa.

*Leia a matéria completa em Casa Vogue #339

Nenhum comentário:

Postar um comentário