terça-feira, janeiro 14, 2014

Dúplex no Leblon tem ares de casa


Reforma integrou cômodos e deu charme



Para projetar sua nova morada, logo antes de se casarem, um economista e uma designer confiaram no trabalho da Escala Arquitetura, escritório responsável pelo décor do primeiro apartamento do marido. No caso, o desejo dos proprietários era que a cobertura dúplex no Alto Leblon, Rio de Janeiro, ficasse amplo, com ares de casa e com um terraço integrado à área social.

Com ligação e amplitude em mente, um passo importante da reforma foi a retirada da maior parte das paredes, integrando a varanda e as salas de convívio, por meio de portas de correr. Para criar uma sensação de casa, foram empregados materiais rústicos e naturais, como tijolos, madeira e palha trançada em alguns tetos. O resultado foi um look mais descontraído e acolhedor.


Como nem tudo pode ser previsto, houve surpresas no caminho. Segundo Patrícia Landau, sócia da Escala, a principal foi uma enorme viga no meio da sala que foi descoberta durante as mudanças estruturais. A solução foi aplicar um espelho ao longo dela, criando um jogo de luz que deixou a impressão de a viga ser vazada, contribuindo para a sensação de amplitude.

Na decoração as referências se misturam. A sala de estar tem como destaques duas poltronas – a bege é assinada por Sérgio Rodrigues, e a de almofadas brancas, pela Koss. O design também figura na sala de jantar, com a mesa e a cadeira branca, ambas de Eero Saarinen. Para emprestar à sala uma essência moderna, as cadeiras restantes foram laqueadas de preto. Há toques mais pessoais que se espalham pelo lar, exemplificados pelos tapetes, comprados em uma viagem pelo casal. “Acreditamos que é a mistura de peças de família com móveis de design que dá personalidade a um projeto”, conta Patrícia.

Mas o xodó dos donos é o terraço, onde recebem os amigos. No piso, pastilhas em azul e branco atribuem um charme delicado que dialoga com a natureza na forma de uma cascata de verde sobre a treliça de ferro, desenha pela Escala. Não fosse a vista privilegiada da Cidade Maravilhosa, esse projeto poderia se passar por uma casa espaçosa e iluminada.















Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário