terça-feira, julho 07, 2015

Hotel chileno reverencia o deserto


Projeto sustentável acolhe visitantes no Atacama



Com seus 105 mil km², o deserto de Atacama é considerado o mais alto e mais frio do mundo, com amplitudes térmicas que facilmente superam os 35°C. É também uma das áreas mais áridas do globo terrestre, já que a combinação entre a altitude elevada e as correntes oceânicas frias impede precipitações mais importantes, fazendo com que algumas de suas regiões fiquem mais de 400 anos sem receber chuvas.

A aridez da região foi um dos elementos utilizados pelo arquiteto Francisco Guerrero, do escritório chileno Guerrero y Junemann para a construção do Alto Atacama Desert & Lodge Spa, em San Pedro de Atacama. O projeto levou anos para ser aprovado, tanto pela comunidade indígena como pelo governo local, exigindo acompanhamento para a manutenção do entorno. O resultado foi uma profunda integração à paisagem, com impacto mínimo sobre o meio ambiente e uma filosofia cultural e ambiental voltada para a preservação.



O resultado é um verdadeiro oásis de 3.720 m², com 61 quartos de vistas privilegiadas, seja a Cordillera de la Sal ou os belos jardins internos, criação da paisagista Veronica Poblete, especialista no altiplano andino. Para o Alto Atacama, reproduziu um microcosmo do deserto com base na utilização de matérias-primas e mão-de-obra da região. A coleta de todos os materiais foi feita manualmente – inclusive a produção e entalhe das telhas e tijolos.

A decoração de Enrique Concha também reverencia o deserto, mesclando elementos característicos com tons de terra e tonalidades mais escuras para compensar a luminosidade que vem de fora. A cozinha do povo de San Pedro também está presente no Caur, o restaurante do hotel. Sob o comando do chef Daniel Molina, mescla influências mediterrâneas com ingredientes frescos e orgânicos, entregues diariamente por produtores locais.

A área de lazer conta com seis piscinas de diferentes temperaturas e tamanhos, mais uma jacuzzi ao ar livre. Para mexer o corpo, há guias habilitados para conduzir os hóspedes em trilhas de mountain bike, caminhadas, escalada no vulcão, passeio a cavalo nas dunas e visitas aos gêiseres e ruínas incas. Para descansar, o hotel abriga o Puri Spa, considerado um dos melhores da América Latina. Utilizando a água da neve andina, oferece experiências revitalizantes em massagens, saunas e banheiras.


































































Fonte: Casa Vogue 

Nenhum comentário:

Postar um comentário