domingo, setembro 07, 2014

MORAR MAIS por menos Rio de Janeiro 2014



O estilo de vida despojado da orla carioca

é a principal fonte de inspiração

da 11ª edição da Morar Mais por menos,

que este ano acontece à beira-mar, no início da Barra,

de 11 de setembro a 19 de outubro. 



Após seis edições realizadas na Pequena Cruzada, na Lagoa, a mostra de decoração MORAR MAIS por menos está de mudança para o início da Barra da Tijuca. De 11 de setembro a 19 de outubro, a 11ª edição carioca ocupa uma casa de quatro andares, com dois pavimentos externos adicionais voltados para o quebra-mar onde começa a Avenida do Pepê. Tudo isso com direito à piscina, deque sobre o mar e garagem náutica.

O visual de tirar o fôlego serviu, inclusive, de fonte de inspiração para arquitetos e decoradores explorarem em seus projetos não só o estilo de vida carioca à beira-mar - despojado, leve e colorido - como também as atividades esportivas mais praticadas ao ar livre na orla da cidade, como frescobol, ciclismo, surfe, stand up paddle, kite surf, vôlei de praia etc.

Ao todo, serão 89 ambientes que somam 4.050 m², sendo 2.950 m² de área construída e 1.100 m² de área externa. Tudo isso sem abrir mão dos conceitos básicos do evento: fazer o chique caber no bolso com foco na sustentabilidade, na customização, na inclusão social, na brasilidade e em novas tecnologias. 

Quem visitar a mostra poderá ainda se deliciar com as criações do chef Juvenal Müller servidas no Café-restaurante (foto abaixo) projetado pelos arquitetos André e Luiza Rodrigues.

Serviço Morar Mais por menos:
Período de visitação: de 11 de setembro a 19 de outubro.
Endereço: Rua Presciliano da Silva, 188 – no início da Barra da Tijuca.
Horário de funcionamento: de terça a sábado e feriado, das 12h às 21h. Domingo, das 11h às 20h.
Ingresso: R$ 30,00 (sábado, domingo e feriado) e R$ 25,00 (de terça a sexta)
Cartões de crédito: todos.
Informações: 21-2512-2412 
Serviço de manobristas no local. 



Confira:







02, 03 E 04 – COZINHA, VARANDA E ESTAR CARIOCA À ITALIANA

Vera Escorcio e Ricardo Cunha

Integrada a uma cozinha gourmet e uma varanda, o Estar Carioca à Italiana homenageia o chef Frederico Tagliabue, renomado profissional italiano que adotou a cidade de Niterói como lar. Buscou-se conectar a decoração à natureza circundante, trazendo o frescor do mar e o colorido do pôr-do-sol ao ambiente de 72m² através da paleta de cores e dos materiais sustentáveis presentes no projeto.









05 e 06 - ESTAR DO JOÁ

Glória Copello

O Estar do Joá busca o conforto e aconchego de um ambiente com 40m² clean e contemporâneo, com elementos naturais e texturas utilizadas com a intenção de trazer o visual externo para dentro da sala. Trabalhos artesanais com papel machê e papelão complementam a decoração.











05 e 06 - ESTAR DO JOÁ

Glória Copello

O Estar do Joá busca o conforto e aconchego de um ambiente com 40m² clean e contemporâneo, com elementos naturais e texturas utilizadas com a intenção de trazer o visual externo para dentro da sala. Trabalhos artesanais com papel machê e papelão complementam a decoração.









07 – VARANDA DO MAR

Geisa Hartmann

O projeto da Varanda do Mar propõe uma atmosfera contemporânea que integra a magnífica paisagem natural ao imóvel. O confortável mobiliário, aliado ao uso da iluminação e vegetação adequadas, torna o espaço de 22m² ímpar. A pérgola de bambu, material que vem sendo considerado como a “madeira do futuro” por se tratar de uma espécie de rápido crescimento e um material bonito, resistente, versátil e durável, é o destaque do ambiente.










13 – CASA MAR

Anna Beatriz Fadul

A cobertura de 62,3m² foi transformada em um espaço despojado, prático e confortável para reuniões íntimas e festas. A seleção criteriosa dos adornos aliada ao piso de encaixe e ao projeto luminotécnico, com LEDs de alta potência que permitem diversas cenas de luz, confere uma atmosfera aconchegante ao ambiente. Um jardim vertical, com estrutura de vergalhões e grades, complementa a decoração.








14 – ESTUDIO DA BLOGUEIRA MOBLY

Aline Araujo

Jovem e tecnológico, o Estúdio da Blogueira aposta sem medo de errar em diferentes formas, materiais, cores e estampas, além de reutilizar de forma criativa objetos que não cumprem mais seu uso original. Inspirado em blogueiras famosas, o projeto explora o estilo de vida atualizado em tempo real através da tecnologia de realidade aumentada que poderá ser testada no próprio espaço.
















15 – LAVABO

Ana Ciconha

O projeto deste lavabo foi pensado para causar impacto. Com uma iluminação pontual e uma paleta de cores contrastantes, o ambiente de 4m² reflete a força e a alegria dos donos da casa.











19 E 20 – SUÍTE DA CARIOCA E BANHEIRO DA CARIOCA

Anna Plachta, Camila Dekache e Paula Groishman

A suíte de 22m² retrata o estilo de vida da mulher carioca: leve, alegre, despojado e elegante ao mesmo tempo. A consciência ecológica surge através da reutilização do entulho no deck e tablado, bem como na economia de energia através da luz fria. A prancha de SUP, o tom alaranjado do pôr do sol na parede, e o teto verde no banheiro retratam a alma do Rio de Janeiro.



















21 e 28 – HALL DE LEITURA E HALL DAS ARTES

Paula Müller

Seguindo a tendência da sustentabilidade, o Hall de leitura, integrado ao Hall das Artes, utiliza tubulação e conexões descartados em demolições de forma bastante criativa, como luminárias e estantes para livros e objetos. O tom cinza das paredes, com a iluminação em lâmpadas bolinha de LED, cria um clima mais intimista no espaço de 20m², quebrado pelos elementos decorativos da cooperativa de artesãos Rede Asta, como as coloridas telas inspiradas no Rio de Janeiro feitas com recorte de revistas.









21 e 28 – HALL DE LEITURA E HALL DAS ARTES

Paula Müller

Seguindo a tendência da sustentabilidade, o Hall de leitura, integrado ao Hall das Artes, utiliza tubulação e conexões descartados em demolições de forma bastante criativa, como luminárias e estantes para livros e objetos. O tom cinza das paredes, com a iluminação em lâmpadas bolinha de LED, cria um clima mais intimista no espaço de 20m², quebrado pelos elementos decorativos da cooperativa de artesãos Rede Asta, como as coloridas telas inspiradas no Rio de Janeiro feitas com recorte de revistas.









24 – VARANDA COM ESTILO

Fernanda Dorta e Magda Alvarenga

A Varanda com Estilo propõe uma integração entre a vista para o quebra-mar e a decoração. Sobras de materiais da obra foram reaproveitadas na reforma estrutural do espaço de 24m², reduzindo o impacto ambiental do projeto. Os destaques ficam para o sofá grafitado, os banquinhos com estrutura de concreto, a mesa de manilha de cimento com tampo de vidro e os painéis solares.









26 - SALA DE BANHO CASAL MASTER

Thiago Barrientos

Com o intuito de criar um mini-spa dentro de casa, que seja ao mesmo tempo elegante e sustentável, a Sala de Banho Casal Master apresenta soluções de baixo custo, como a opção pelo piso de PVC e pela iluminação em LED. Plantas da flora brasileira no jardim vertical, como samambaias, bromélias, avencas e orquídeas, complementam a decoração do ambiente de 15m².









27 – SALA ÍNTIMA DO CASAL

Cyntia Sabat

Moderna e prática, a Sala Íntima do Casal, somada ao banheiro, possui 18m². Para integrar os espaços, conferindo a sensação de amplitude, uma cortina de vidro substitui a parede de alvenaria. Pensado para um casal que gosta de ler e praticar esportes, o ambiente conta ainda com uma estante multifuncional que serve tanto para guardar livros quanto raquetes e bolas.









30 - SUÍTE DO FOTÓGRAFO

Deise Maturana e Tamires Ribas

O projeto da Suíte do Fotógrafo foi todo voltado para o aproveitamento da vista para o mar. Por ser um espaço dedicado a um fotógrafo, o que se espera é que ele possa ter muitos cenários como inspiração para fazer suas fotografias mesmo sem sair do quarto. O resultado é um ambiente elegante, despojado, confortável e masculino, usando a madeira e o aço corten como base. Móveis exclusivos com design sustentável valorizam ao máximo o espaço de 30m².









33 – BRINQUEDOTECA

Ana Cano Milman e Lavínia Jobim

A Brinquedoteca, com 17m², foi projetada para ser um ambiente alegre e lúdico, com base no tom vibrante das cores primárias azul, amarelo e vermelho, que estimulam a criatividade. No piso a opção foi por uma resina com flocos coloridos, de fácil manutenção. O barrado da cortina foi feito com retalhos e sobras de madeira foram usadas para construir um móvel-brinquedo, com visual inspirado no formato de um barco, que interage com a pintura artesanal na parede.









34 - BANHEIRO DA BRINQUEDOTECA

Ana Cano Milman e Lavínia Jobim

O clima lúdico da Brinquedoteca é reproduzido também neste banheiro infantil de 4,5m², conferindo ao espaço um clima acolhedor. A dupla apostou em um revestimento de cerâmica texturizado na área de banho, detalhes com cores fortes e piso de madeira. O chuveiro em forma de flor é uma inovação do design.









35 –QUARTO DO UNIVERSITÁRIO

Ana Ciconha

O espaço de 15m² é inspirado num jovem universitário descolado e esportista que prioriza o conforto e a praticidade. A mistura de design contemporâneo e moderno reflete bem seu lado culto e sofisticado. A sustentabilidade está presente na reutilização de materiais como móveis antigos, madeiras, pallets e caixas de transporte de alimentos, além da iluminação e equipamentos com baixo consumo de energia.










37 – QUARTO DA JOGADORA DE VÔLEI

Ana Lúcia Danello e Vania Lúcia Guerreiro

O espaço é uma homenagem à bi-campeã olímpica da seleção brasileira de vôlei, Fabiana Alvim. O quarto de 19,5m² ganhou cores que remetem à bandeira brasileira e, através da varanda, integra-se à paisagem exterior. O aconchego vem da madeira utilizada na parede, piso e mobiliário, tornando o ambiente rústico e moderno. Objetos descontraídos feitos de materiais reaproveitados dão um toque de criatividade ao ambiente.









40 – QUARTO DE VESTIR DO ESPORTISTA

May Lee Chaves e Ssolange Barciela

O maior desafio foi transformar um espaço de 8m² recortado em um ambiente jovem e despojado, onde prevalecesse a praticidade e que fosse economicamente acessível, sem abrir mão do bom gosto. Também foram utilizados produtos sustentáveis, como prateleiras feitas com pallets e nichos de caixote de feira, aliando beleza e praticidade.









42, 43 e 51 - APARTAMENTO DO CASAL DE ARTISTAS CARIOCA

Ana Lucia Martins e Denis de Freitas

O Apartamento do Casal de Artistas Carioca é uma homenagem ao compositor e cantor Jorge Aragão e sua esposa, a artista plástica Fatima Santos. O objetivo dos profissionais é mostrar que é possível viver bem, com privacidade e conforto, em um espaço de 53m².











42, 43 e 51 - APARTAMENTO DO CASAL DE ARTISTAS CARIOCA

Ana Lucia Martins e Denis de Freitas

O Apartamento do Casal de Artistas Carioca é uma homenagem ao compositor e cantor Jorge Aragão e sua esposa, a artista plástica Fatima Santos. O objetivo dos profissionais é mostrar que é possível viver bem, com privacidade e conforto, em um espaço de 53m².









42, 43 e 51 - APARTAMENTO DO CASAL DE ARTISTAS CARIOCA

Ana Lucia Martins e Denis de Freitas

O Apartamento do Casal de Artistas Carioca é uma homenagem ao compositor e cantor Jorge Aragão e sua esposa, a artista plástica Fatima Santos. O objetivo dos profissionais é mostrar que é possível viver bem, com privacidade e conforto, em um espaço de 53m².









44 – ESTAR COM ARTE

Gabriela di Toma

A proposta desse espaço de 14m² é apresentar uma área de lazer criativo e com uma arquitetura arrojada e contemporânea que cabe no bolso sem abrir mão do estilo. A busca de novos recursos para potencializar espaços dinâmicos é a essência do ambiente. Entre as alternativas adotadas estão: marcenaria com matéria-prima de baixo custo, adesivos que substituem ladrilhos hidráulicos, iluminação indireta com fitas de LED e o mobiliário que mescla peças de design com móveis mais acessíveis.










44 – ESTAR COM ARTE

Gabriela di Toma

A proposta desse espaço de 14m² é apresentar uma área de lazer criativo e com uma arquitetura arrojada e contemporânea que cabe no bolso sem abrir mão do estilo. A busca de novos recursos para potencializar espaços dinâmicos é a essência do ambiente. Entre as alternativas adotadas estão: marcenaria com matéria-prima de baixo custo, adesivos que substituem ladrilhos hidráulicos, iluminação indireta com fitas de LED e o mobiliário que mescla peças de design com móveis mais acessíveis.





45 – QUARTO DO BEBÊ CARIOCA

Bruna Maciel e Letícia Loureiro

Moderno e colorido, o Quarto do Bebê Carioca, com apenas 7m², foi pensado para acompanhar o crescimento da criança, transformando-se sem grandes alterações em um quarto infantil. Os materiais utilizados apresentam boa relação custo x benefício, como a poltrona multifuncional que vira cama e lousa de desenhar. Outro destaque é a luminária de LED, que muda de cor.









48, 49 e 50 – ESTAR GOURMET

Marcos Molinari

O ambiente “Estar Gourmet” valoriza as atividades de convívio e interação entre as pessoas. Funcional, contemporânea e com tons sóbrios, a proposta apresenta quatro espaços distintos integrados em 30m². O projeto apresenta uma solução multifuncional para ambientes compactos e restritos, inspiradas no jogo de computador Tetris, inventado pelo russo Alexey Leonidovich Pajitnov.









52 - VARANDA DA MARATONISTA

Andrea Figari e Priscila Bastos

A Varanda da Maratonista, com 19m², exalta a simplicidade, tirando partido do potencial dos materiais sustentáveis duráveis e ecologicamente corretos, conferindo frescor a itens que facilmente passariam despercebidos em nosso dia-a-dia. Os destaques nesse quesito são o sofá de pallets e a mesa de centro feita com caixotes de feira.









54 – MIRANTE QUEBRA MAR – TOK&STOK

Jane Ramos e Marcos Estrella

O Mirante Quebra-Mar alia o conforto à contemplação da natureza, valorizando a área externa de 60m² com móveis de madeiras de reflorestamento. Uma novidade é a aplicação de piso intertravado como revestimento de parede.









61 – RESTAURANTE

André Rodrigues e Luiza Rodrigues

Com utilização de materiais simples e ecologicamente corretos, como o deque de pallets, o projeto homenageia o carioca. A ideia foi criar um espaço aconchegante, descontraído, colorido e funcional, integrando os ambientes do Restaurante, Café e Cozinha, que somam 100m², em que o chef fica visível a todos e disputa a atenção com a maravilhosa vista do Quebra Mar da Barra.









62 – ESTAR DAS BOAS-VINDAS CASASHOPPING

André Rodrigues, Bárbara Garcia, Marcela Caminha e Suelen Lara

Criativo e despojado, o espaço de 27m² apresenta uma mistura de materiais e mobiliário reciclados com cores vibrantes, que dão um toque de ousadia, modernidade e sustentabilidade à decoração. O destaque fica para o painel de pallets, com iluminação indireta.









63, 64, 65 e 66 – APARTAMENTO DA FAMÍLIA

MAUÍ – CONSTRUTORA CALÇADA

Dolores Marafelli e Juliana Bomgiovanni

Básico, clássico e chique! Com um conceito despojado, materiais simples e mesclados com charme, o apartamento de 85m² é pensado para a família carioca que busca viver com conforto e de forma sustentável. Uma inovação é o uso de texturas para área externa dentro de casa. Materiais de custo mais baixo, como o pinus, grama sintética e placas de Eucatex perfuradas são também usados como revestimento e decoração.







63, 64, 65 e 66 – APARTAMENTO DA FAMÍLIA

MAUÍ – CONSTRUTORA CALÇADA

Dolores Marafelli e Juliana Bomgiovanni

Básico, clássico e chique! Com um conceito despojado, materiais simples e mesclados com charme, o apartamento de 85m² é pensado para a família carioca que busca viver com conforto e de forma sustentável. Uma inovação é o uso de texturas para área externa dentro de casa. Materiais de custo mais baixo, como o pinus, grama sintética e placas de Eucatex perfuradas são também usados como revestimento e decoração.








63, 64, 65 e 66 – APARTAMENTO DA FAMÍLIA

MAUÍ – CONSTRUTORA CALÇADA

Dolores Marafelli e Juliana Bomgiovanni

Básico, clássico e chique! Com um conceito despojado, materiais simples e mesclados com charme, o apartamento de 85m² é pensado para a família carioca que busca viver com conforto e de forma sustentável. Uma inovação é o uso de texturas para área externa dentro de casa. Materiais de custo mais baixo, como o pinus, grama sintética e placas de Eucatex perfuradas são também usados como revestimento e decoração.









81 – ESPAÇO SENAC

Estela Pinheiro

Com o objetivo de atender ao curso do SENAC, foram criados três espaços: recepção para atendimento ao público, sala de estar e sala de reuniões, onde serão ministrados cursos, oficinas e palestras. O mobiliário, como poltronas de lona reciclada, e recursos como o revestimento de piso que “sobe” pela parede compõem um espaço de 46m² elegante e funcional, com soluções versáteis que podem ser aplicadas tanto em residências quanto para uso comercial.










86 - GARAGEM NÁUTICA E SALA DO MAR

Miguel Capanema e Nathália Santos

Com 83m², a Sala do Mar sai do óbvio na decoração náutica das casas de praia, usando os elementos típicos de maneira inusitada para modernizar o projeto. Os nós de marinheiro estão nas cadeiras, enquanto a rede de pescador foi integrada à luminária de teto. Apostamos ainda em telas de ferro para decoração e armazenamento dos equipamentos marítimos, além de uma mesa de centro feita a partir da estrutura de um colchão de mola. É o tema “náutico” revisitado a partir de um olhar divertido e jovem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário