quarta-feira, outubro 08, 2014

FLÁVIA ALESSANDRA E OTAVIANO COSTA MOSTRAM SEU APÊ


Idealizado pelo designer Marcelo Rosenbaum no Rio de Janeiro, o imóvel de 550 m² esbanja cor e vibração. Varanda e cozinha integradas, mesa de jantar para muitos convidados e peças de design dão o tom do projeto



Na varanda, Otaviano Costa brinca no balanço da Droog, comprado na Decameron. O chão tem ladrilhos hidráulicos da linha Bandeirinha, design de Marcelo Rosenbaum para a Brasil Imperial. No sofá indiano, onde estão Flávia Alessandra e sua filha Giulia, futons e almofadas feitos com tecidos de Adriana Barra (Foto: The Selby)

Seis meses. Foi esse o intervalo de tempo em que os atores Flávia Alessandra eOtaviano Costa se conheceram, namoraram e se casaram. Na época, em 2006, Flávia vivia em uma casa de três andares na Barra daTijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, RJ, com Giulia, filha de seu primeiro casamento. Tão logo o marido chegou com a mudança, decidiram reformar tudo. Do conturbado período de obras, eles tiraram duas conclusões: 1. Sim, nasceram um para o outro, e 2. Mesmo linda e refeita, a casa cheia de escadas perdera o encanto. Não que a preocupação fosse Giulia, já menina, com então 6 anos. Quem dava sinais de vida – no inconsciente da mãe, na vontade do pai – era Olívia, a primeira filha do casal, que nasceria dali a 3 anos. Foi assim que Flávia e Otaviano trocaram a casa por este apartamento, no mesmo bairro, com praticamente o mesmo tamanho: 550 m².

A história do novo lar dispensaria essa introdução se não fosse um detalhe: durante a obra da antiga casa, Flávia e Otaviano fizeram um “caderno dos sonhos”, com fotos de móveis, peças de design e objetos de decoração recortados das revistas. “Quando eu quero conquistar uma coisa, coloco no papel. Ajuda a atrair”, diz Flávia. Nesse caderno, um nome aparecia, sem querer, diversas vezes: o do designer Marcelo Rosenbaum. “Tudo o que era dele a gente gostava”, lembra a atriz. E veja como é a vida: na semana em que Flávia e Otaviano tinham de definir qual profissional decoraria o apê, quem se senta ao lado dela no avião, num voo para Manaus? O próprio.



Um trecho do living foi inteiramente pintado de amarelo da Coral (ref. 37YY61/867), como uma caixa. Rosenbaum escolheu colocar o piano ali, deslocado da sala principal, para surpreender. Nas paredes, uma fotografia do casamento de Flávia e Otaviano e outra, de caveira, comprada na Micasa (Foto: The Selby)

O capítulo seguinte começa com os atores no escritório de Rosenbaum, em São Paulo, SP, e o tal caderninho debaixo do braço. “Eles trouxeram tudo de que gostavam. Apenas interpretei e organizei as informações”, conta – modestamente – o designer. O resultado, como ele define, é uma viagem. Para embarcar nela, basta cruzar o hall de entrada, inteiramente coberto pelo descolado papel de parede do estúdio Mulheres Barbadas. Chegue à vibrante sala, pintada de amarelo das paredes ao teto, onde está o piano de cauda branco, presente de Flávia e Giulia para Otaviano num certo Natal – sim, ele toca, e muito bem.

Da sala amarela abrem-se portas. Uma para a sala de almoço, outra para a sala de jantar. Quando abertas, essas portas unem todos os espaços. Nem mesmo a varanda, que está lá na frente, fica de fora. “Viver aqui é irresistível”, diz Otaviano. “Eles vieram de uma casa grande e gostavam dela. Procurei manter o mesmo clima dentro de um apartamento”, conta Rosenbaum. Para Flávia, mais do que ficar dentro da toca, bom mesmo é reunir a numerosa família, repleta de crianças. Tudo bem que nem sempre elas se contentam apenas com a sala. Em dias de agito, Giulia e as amigas, como toda turma de meninas, se escondem no quarto da garota. Inspirado em uma boate, tem cortina de veludo vermelha e marcenaria rosa-choque. No quarto ao lado fica a suíte de Flávia e Otaviano, espaço de calma e silêncio, onde arabescos nas paredes e nos vidros se multiplicam diante dos espelhos.



Na sala de almoço, mesa de madeira de demolição com cadeiras One, de Konstantin Grcic. O pendente é da carioca Prolight. As paredes trazem uma energética combinação de pastilhas da Jatobá (paginação exclusiva, desenhada por Rosenbaum) e parede fluorescente pink, pintada com a tinta americana Rosco (Foto: The Selby)

Amplo, emocionante, feito para usar. Para Otaviano, “moderno sem ser modernete”. Para Flávia, o palco onde ela vive o melhor dos espetáculos. É neste apartamento, projetado por um dos maiores designers do país, que a vida se faz calma e segura, no contrafluxo dos holofotes. Flávia anda descalça, come pipoca com as filhas no sofá, decora os textos no quarto. Giulia entra e sai em bando, acompanhada pela turminha teen do condomínio. Do piano de Otaviano ecoam boas harmonias, que fazem Olívia rir e balançar o corpinho. Neste mundo tão à parte e tão real, coisas improváveis acontecem – mesmo com quem não faz parte deles. Foi lá, para citar apenas um exemplo, que o fotógrafo americanoTodd Selby, natureba convicto, descobriu novas paixões: camarão na moranga, pimenta baiana e pudim de leite. Mas isso já é outra história.


Sobre o tapete Aubusson, da By Kamy, cadeiras Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, da Futon Company. A mesa de centro Eames acomoda livros e, às vezes, os brinquedos de Olívia (Foto: The Selby)
Na ampla sala de jantar, sob o lustre Dear Ingo, de Ron Gilad para a Moooi, mesa para 12 pessoas, desenho de Marcelo Rosenbaum e execução de Lauro Murakami. Cadeiras Thonet, da Isto é Brasil. O aparador é composto de duas peças iguais, da Teo. Entalhadas em madeira, boiseries nas paredes realizadas pela Russalem Entalhador (Foto: The Selby)
De volta à varanda, mesa desenhada por Rosenbaum, com execução de Lauro Murakami. As cadeiras Pau fazem parte da linha Caruaru, também do designer, à venda na Micasa. Em frente ao painel de madeira de demolição, geladeira Smeg – um dos sonhos de consumo de Flávia (Foto: The Selby)
Revestidas com fotografia de Gui Mohallem, as portas de correr do armário escondem a coleção de DVDs (Foto: The Selby)
Na suíte do casal, a cômoda espelhada, desenho de Rosenbaum, reflete a passadeira Model 11, de Marcel Wanders para a Moooi. Nos espelhos, adesivos Tergoprint da coleção Grafismo, linha Arabesco, assinada pelo designer (Foto: The Selby)
A pintura preta fosca surpreende quem entra no lavabo. Próximo à cuba em forma de balde, da Vallvé, há um varal, com as toalhas de mão. Na parede, composição de espelhos com molduras ovais, garimpadas em lojas de antiguidades

O instigante hall de entrada tem carpete preto, combinado a portas, teto e paredes revestidos de papel do estúdio Mulheres Barbadas (Foto: The Selby)

fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/noticia/2014/10/flavia-alessandra-e-otaviano-costa-mostram-seu-ape.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário