segunda-feira, abril 20, 2015

Um recanto para cozinhar por prazer




Ambientes integrados no lar do casal jovem



Recém-casados e sem filhos, os moradores dessa residência em Nova Lima (MG) gostam de caprichar na hora de receber. Nessas ocasiões o marido toma a sua posição favorita: atrás do fogão. Ele adora preparar pratos cercado pelos amigos e colegas do curso de culinária.


Por isso, as áreas sociais do apartamento quase não têm paredes. Salas de jantar, estar, TV e varanda são integradas à cozinha americana. O escritório doméstico recebeu portas deslizantes, que permitem sua comunicação com o resto da casa. E só um pilar (estrutural e, portanto, impossível de remover) separa o espaço de meditação e leitura. "Eles queriam uma casa contemporânea", conta a arquiteta Ana Livia Werdine, autora do projeto.

Assim, os ambientes receberam revestimentos neutros: mármore travertino na sala e banheiros; laminado de madeira nos quartos. Para impedir que os espaços se tornassem frios, a arquiteta apostou em móveis de tecido e madeira, da Sava. Também fizeram diferença as cortinas em tom café e superfícies com cores fortes. É o caso do quadro de Fernando Lucchesi e a poltrona Womb, de Eero Saarinen, ambos na sala de TV.


A cozinha recebeu, é claro, atenção especial. O toque masculino fica por conta da combinação de bancadas negras de granito São Gabriel, madeira e eletrodomésticos em tons metálicos. Nichos iluminados expõem os livros de receita, as coloridas panelas Le Creusete e o espremedor Juicy Salif, de Philippe Starck. A adega foi para a sala de TV, onde os vinhos ficam expostos.


A iluminação embutida foi reforçada com lâmpadas na marcenaria. Elas destacam objetos decorativos e criam um clima intimista no lar quando as luzes estão apagadas. A mesma calma reina nos quartos, com cores neutras e luz indireta.











































































Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário