quarta-feira, setembro 16, 2015

Em Bangladesh, casa sustentável flutua em época de inundações



Projeto tem oito mil garrafas PET em sua estrutura e valoriza o uso de recursos naturais





Uma casa que flutua com o aumento do nível da água durante a época de chuvas e que retorna ao solo quando as cheias passam. Essa é a proposta da Casa Lift, desenvolvida por Prithula Prosun, em Daka, Bangladesh, pensada para as comunidades pobres que vivem em locais vulneráveis às enchentes que têm sistemas inadequados de drenagem.

A casa, revestida de bambu, fica estável na forma vertical graças a uma base oca de ferro-cimento. A base funciona como uma barca de concreto, onde se encaixam duas estruturas de bambu preenchidas por mais de oito mil garrafas de plástico usadas, formando as unidades "anfíbias" da casa. O seu projeto, com duas cozinhas e duas unidades flutuantes, é capaz de abrigar duas famílias.

A Casa Lift, cuja sigla Low Income Flood-proof Technology significa "tecnologia de baixo custo à prova de inundações", foi criada para ser autossuficiente, de forma a aproveitar os recursos naturais, não estabelecendo conexões com os sistemas de abastecimento urbanos.

A água pluvial é filtrada durante a época de chuva por filtros próprios da casa, e a eletricidade é obtida por dois painéis solares. Um sistema de fossa, compartilhado pelas duas áreas anfíbias, permite a coleta dos dejetos humanos para produzir adubo, enquanto a urina é levada por uma tubulação subterrânea para servir de nutrientes ao jardim.

A escolha do bambu se deu por seu baixo custo e pelos benefícios ambientais. Colocada em prática em janeiro de 2010 após ter recebido uma bolsa do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento (IDRC), a Casa Lift hoje é o lar de uma família de cinco pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário