quinta-feira, abril 14, 2016

Milão 2016: tendências para a cozinha e o banheiro



Novidades da EuroCucina e do Salone Internazionale del Bagno



Novo projeto de Antonio Citterio, o modelo PRINCIPIA de Arclinea propõe a cozinha como baricentro da casa.


Caso exemplar é a cozinha Hi-Line da Dada, reedição de sistema originariamente projetado por Ferruccio Laviani em 2007, que ganha nova e sofisticada elegância graças à assinatura de Vincent Van Duysen, para Molteni&C:


Primeiro experimento no universo cozinha para o designer belga, Hi-Line VVD é um jogo de contrastes entre espessuras diferentes e o uso dialético de materiais, entre os quais há pedras naturais, madeiras e alumínio preto

A cozinha do futuro está presente

Longe de apresentar peças e conceitos revolucionários, as palavras chaves da EuroCucina 2016 são perfeição estilística, praticidade, customização e abertura.

Cozinha living
A cozinha ja não é mais um cômodo fechado no qual somente operacionalizamos a comida. É um ambiente em que acolhemos a família, os amigos, os hóspedes e onde conseguimos 15 minutos de fama, nos exibindo em pequenos shows de culinária. Daí a exigência de criar pequenos palcos, espaços sofisticados, com geometrias limpas e detalhes refinados, para que se integrem com elegância ao living.


A cozinha Genius Loci de Valcucine parte de um elemento simples, a gaveta, que transforma o espaço em uma preciosidade. “Projetei uma cozinha inovadora com forte signo artesanal” conta o designer Gabriele Centazzo

Segundo Charles Eames, os detalhes “não sao detalhes. Eles são o projeto”. E os detalhes são a verdadeira obsessão dos projetistas.

A cozinha living é elegante, discreta, quase invisível. Fendi e Rossana apostam em tampas de pedra que com apenas um leve toque revelam pias e fogões, além de paredes tecnológicas que escondem geladeiras, pratos, lava-louças e demais eletrodomésticos.


Fendi

Fendi

Rossana

Rossana
Falmec apresenta coifas que parecem luminárias de living




Uma cozinha só minha

Outra tendência forte é a extrema personalização do ambiente, com uma enorme variedade de acabamentos e materiais. A cozinha reflete os mais diversos gostos e estilos de vida, além de se tornar cada vez mais elegante e funcional.


Exemplo disso, a Bellagio Collection de SCIC, com sua delicada textura 3D inspirada no clássico matelassê.



Os estilistas Dolce&Gabbana personalizam a geladeira fab28 da Smeg. São 100 peças únicas, decoradas com motivos tradicionais sicilianos, realizados por artistas da região

Polaris reinterpreta alguns signos de Bruno Munari para criar totens móveis e bases ocas


Muito cuidado é dedicado também à pesquisa de materiais. Vale tudo, dos tons mais quentes da madeira natural, aos materiais mais inovadores, passando pelo mix de ambos.


No stand da Team 7, a provocação: um tronco maciço vira mesa.

Nature Design também acredita no valor do material cru, com inserções tecnológicas e contrastes de texturas

No extremo oposto, o projeto “Rational” de Karim Rashid para Snaidero


A performance tecnológica protagoniza a TFK - Technology For the Kitchen, área dedicada a fogões e eletrodomésticos embutidos. Aqui fica claro que, na casa conectada, a cozinha é o centro nevrálgico das atividades.


Exemplar o caso da Grundig, que propõe uma experiência no estilo Back to the future, onde a cozinha é o cérebro de todas as atividades dos habitantes



Franke aposta na Frames, do Studio Noa. Trata-se de um sistema modular de 67 elementos de cristal, permitindo infinitas combinações. Ativando a modalidade noturna, o lavabo e a coifa desaparecem enquanto os comandos tornam-se invisíveis



Bertazzoni continua apostando em mais de um século de tradição, combinando indução e gás. Na foto, um detalhe do queimador em bronze





______________________________________________________________________________
Banheiros: mini maxi oasis




A marca Ágape apresenta reedição da pia Vinques, de Patricia Urquiola, e sanitários Pear 2

Quanto à seção dedicada aos banheiros, reduzir parece ser uma das tendências principais. Passados os tempos das maxi banheiras hidromassagem cheias de funções, os projetos de 2016 procuram dimensões mais íntimas.

Entre materiais tecnológicos e décor sofisticados como se fossem elementos de um living, os projetos buscam criar pequenos oásis privados, onde podemos desacelerar e tomar conta de nós mesmos. As dimensões de lavabos, pias, e sanitários são reduzidas para caber nos espaços urbanos. As próprias banheiras de centro são repropostas em versões mignon.



Moab 80 continua buscando elementos que criem diálogos criativos com o décor geral da casa


O minicabinet da Novello

A proposta de Arcom

Vasca freestanding I Bordi Mini, em duralight® branco. Design de Carlo Colombo para Teuco. Linhas curvas e dimensões contidas.

A proposta de Inbani, multipremiada marca espanhola, vai no sentido da redução de medidas


Ainda assim, algumas marcas propõem grandes objetos icônicos. É o caso das banheiras de Noorth e Kaldewei, por exemplo.



O projeto de Noorth privilegia elementos de grandes dimensões
Vasca freestanding Incava, design Anke Salomon


Outra tendência é o retorno ao banheiro neovintage, revisitando formas clássicas, que utilizam materiais preciosos e acabamentos retrô.


A nova coleção de Antoniolupi, por exemplo, é inspirada nos anos 1950 e 1960, confirmando o papel protagonista da empresa na decoração do banheiro.


Devon&Devon propõe uma ideia de banheiro inspirada em atmosferas do começo do século passado


A customização também é outra grande direção dos projetos deste ano. Os materiais são os mais variados: dos tons quentes das madeiras, às pedras mais diversas, do tecido ao vidro.


A Kreoo amplia a utilização do Branco Estremos. A pedra portuguesa é empregada não somente nas pias e a banheira, mas também nos painéis que compõem o revestimento.



A Bette propõe uma vasca com acabamento externo em tecido colorido


No luxuoso décor do estande da Paralume Marina, o cabinet é de vidro

Nome histórico na industria das pedras, a Neutra apresenta seu mais novo modelo de banheira esculpida

Um toque de brasilidade na coleção Kartell by Laufen, que convidou 10 artistas nacionais para personalizar a técnica do saphirkeramik

Quanto aos revestimentos, a Mutina continua apostando em grandes nomes, como Patricia Urquiola e os irmãos Bouroullec. Novidade de 2016, as experimentações geométricas desenvolvidas com o duo londrino Barber & Osgerby: a coleção Puzzle permite infinitas combinações e composições únicas


A marca de calefação Tubes mimetiza os elementos em complementos lúdicos e decorativos

fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário