sexta-feira, setembro 02, 2016

Como escolher o tamanho ideal de tapete para qualquer ambiente da sua casa.

Na hora de escolher um tapete não dá para se preocupar apenas com o fato dele ser bonito, de boa qualidade e se vai combinar ou não com o resto da sua decoração. O tamanho do tapete vai influenciar muito para deixar o ambiente mais harmonioso. 


Comprar um tapete no "olhômetro" as vezes pode trazer algumas surpresas. É importante você saber a medida do ambiente e também dos seus móveis, isso vai garantir que você acerte na hora da escolha. A gente tem algumas dicas que podem ajudar você a escolher o tapete certo sem medo de ser feliz.



Na cozinha


O uso do tapete na cozinha tem a finalidade de proteger o piso dos respingos de gordura e água, evitando assim possíveis escorregões.

Eles devem ter o equivalente a largura do item que precisa de proteção (pia, geladeira ou fogão). Isso é o suficiente, pois essas são as áreas que mais vão precisar ser protegidas.

Se sua pia, geladeira e fogão estiverem instalados do mesmo lado da sua cozinha, uma boa opção é medir toda essa extensão e escolher uma passadeira que crie uma base única para essa área de maior tráfego.











Na sala de jantar



A vantagem de se ter um tapete na sala de jantar é a de impedir que seu piso fique danificado com o “vai e vem” das cadeiras.

O tapete ideal para esse ambiente da casa deve seguir o próprio formato da mesa: tapete quadrado para mesas quadradas e tapete redondo para mesas redondas.

Na hora de escolher o tamanho certo deve-se levar em consideração não só a medida do tampo da mesa, mas também das cadeiras afastadas como se as pessoas estivessem sentadas.

Uma boa dica é acrescentar 70 cm de borda a mais do que o tampo da mesa. Isso garante que mesmo durante o uso as cadeiras estejam sempre sobre o tapete.

















Na sala de estar 

Quando falamos em decoração, principalmente na sala de estar, não existe muita regra e nem muito padrão a ser seguido.Levar em consideração o bom senso e o que mais combina com sua personalidade é sempre a melhor saída, porém sempre tem uma dica ou outra que pode seguida para deixar o ambiente mais harmonioso, e uma delas é posicionar o tapete para que fique pelo menos 30 cm debaixo dos móveis.

Fazer isso também ajuda a fixar a peça e evita deslizes. Mas isso não impede que os tapetes na sala sejam usados reunindo vários móveis sobre ele ou também soltos, marcando o comprimento da sala.

Quanto ao tamanho do tapete, deve ser sempre proporcional ao tamanho da sala.















No quarto 

O quarto é o lugar mais íntimo da sua casa, e é exatamente por esse motivo que nesse ambiente vale quase tudo para você se sentir bem. Um tapete vai contribuir muito para deixar seu quarto mais aconchegante, então vale a pena investir no seu bem estar.

Um tapete único, que abrange quase toda a extensão da cama, é bastante utilizado e cai muito bem em quartos grandes. Se optar por esse tipo de tapete, o ideal é que sempre sobre no mínimo 50 cm de borda para fora da cama e deixe livre o espaço onde são colocadas as mesas de cabeceira.

Já os tapetes nas laterais da cama são mais práticos e podem ser utilizados sem muito receio de errar, basta colocar dois tapetes estreitos iguais, um de cada lado, no caso das camas de casal. A medida nesse caso também deve ser a da lateral da cama, descontando o espaço onde ficam dispostas a mesas de cabeceira.






Além dessas opções ainda existe uma infinidade de maneiras de escolher um tapete para seu quarto, como os soltos nos pés da cama, ou os que abrangem completamente a extensão da cama, entre outras. O importante é nunca se esquecer de verificar as medidas da sua cama e a proporção do seu quarto antes de adquirir um tapete, isso evita o risco de comprar um modelo grande ou pequeno demais para o ambiente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário