terça-feira, maio 23, 2017

Escadas ganham novos formatos e acabamentos



Charmosas, imponentes e indispensáveis para garantir o acesso ao piso superior de uma construção com mais de um pavimento, as escadas ganham novos formatos e acabamentos na arquitetura contemporânea. No novo estilo arquitetônico, a escada é considerada um elemento-chave e deve ser projetada logo no início da obra, mais do que um elemento de transposição, a escada é um elemento decorativo e pode ser projetada em leque, curva ou L.


A escada é definida como um conjunto que engloba piso, estrutura, abertura de chegada, corrimão e guarda-corpo. Tudo isso precisa estar em harmonia e integrado aos espaços da casa, e quesitos de segurança e conforto. A posição da escada depende da utilização do andar superior, mas normalmente é projetada junto ao hall de entrada, porém também pode ser instalada a partir da sala de estar ou jantar.

Consideradas um passeio arquitetônico pela residência por permitirem observar amplamente o ambiente interno e o externo, as escadas estão deixando de ser enclausuradas para ocupar locais de destaque no projeto ao lado de grandes vãos de vidro que permitem vislumbrar o cenário exterior no momento da descida, o que ajuda a diminuir a sensação de esforço físico. Possuem pequenos jardins de Inverno em seus vãos e projeto de luminotécnica.


Outro recurso é que o ponto de chegada da escada termine em um mezanino com dois pés-direito altos evitando a sensação de confinamento. Também é preciso observar que no modelo leque, por exemplo, o centro deve medir cerca de 35 centímetros, comportando um pé com uma certa folga, somando a largura total em torno de 1,4 metro no mínimo para torná-la interessante assim como a concepção de todos os ambientes abertos e integrados. A altura ideal de cada degrau é de 18 centímetros.


Segurança Existem opções de acabamento para todos os gostos e bolsos, mas sem descuidar dos itens de segurança.


O piso, por exemplo, não pode ser escorregadio e deve receber acabamento antiderrapante, filetes colocados no início do degrau evitam que ele se torne liso. As opções para piso são basicamente o mármore, o granito e a cerâmica, além da madeira, que serve de degrau em estruturas de ferro ou alvenaria. O granito, representa a melhor relação de custo-benefício pela sua durabilidade.


Os vãos do guarda-corpo não podem ser grandes e com a modernidade deixaram de ser fechados ganhando laterais abertas com a utilização de vidro temperado como material de acabamento.

A escada é erguida ou “encaixada” a partir de uma estrutura que pode ser em concreto armado, aço ou ferro. A vantagem do metal é que por ser um elemento leve possibilita a execução de desenhos arrojados como o “S” ou as curvas. O uso do aço é uma tendência que ficou mais forte com o pós-modernismo na arquitetura.


Escadas feitas em concreto têm como principal vantagem a durabilidade e, além disso, não necessitam de manutenção, apenas os cuidados com pintura e revestimento.

Já as estruturas metálicas necessitam de atenção, especialmente no que diz respeito à corrosão.

Há ainda as escadas pré-moldadas, onde os degraus são encaixados, modalidade que é geralmente adotada em obras que precisam ser executadas com rapidez.


Comprar uma escada pronta abrevia o tempo de execução e viabiliza alguns formatos, difíceis de conseguir no canteiro de obras. É recomendável testá-la no showroom, subindo e descendo para sentir sua firmeza.



No caso das escadas de metal é necessário observar o nivelamento, verificando se as hastes do corrimão estão paralelas ao eixo da escada.

As espécies de madeira mais indicadas para a confecção de escadas pré-fabricadas — que pedem cortes mais retos e encaixes perfeitos —, são o jatobá e o ipê, além de outras que são duras, resistentes e mais escuras, a escada de madeira se encaixa melhor em projetos específicos como casas de praia ou campo. Uma concepção urbana precisa estar de acordo com o projeto arquitetônico.
Esse modelo exige manutenção freqüente e atenção à possibilidade de empenamento.

Quanto às estruturas, a metálica tem sido a mais barata no mercado, dependendo da complexidade do projeto. Para o corrimão e o guarda-corpo, dispõem-se de opções em latão e aço inox escovado ou polido. A escada é um elemento plástico, por si só é bonita .


Considerada como a parte que separa a ala íntima da social numa residência de dois ou mais pavimentos, a escada não precisa obedecer ao conjunto de regras no que diz respeito à localização.

Elemento decorativo pode ser projetado em leque, curva ou L, com jardim de Inverno em seu vão e projeto de luminotécnica.

9 comentários:

  1. Qual é o material utilizado na escada da quarta imagem?

    ResponderExcluir
  2. De uma olhada no site das Escadas Manske.
    As escadas são lindas!!!

    www.escadasmanske.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Lorena,

    Antes de tudo eu gostaria de dizer que amei seu espaço.
    Muito bem construído e harmonioso!
    Estou construindo minha casa com dois pavimentos e inicialmente havíamos optado por uma escada no modelo espinha de peixe em concreto armado com degraus em mármore. Mas, depois de pesquisar um pouco, vi que é possível adotar o mesmo modelo, construindo-a de metal, o que nos daria uma maior leveza com a possibilidade de degraus mais finos (escada mais vazada). A minha dúvida é: 1) uma escada em metal exige muita manutenção, especialmente no meu caso, já que terei um jardim na sua base? 2) Em relação à comparação do custo da de metal com a de concreto, o que seria melhor? 3) Qual é o melhor material a ser empregado, se eu optar pelo metal, seria o ferro?

    Desde já agradeço pela sua atenção e deixo aqui o link para o meu blog, caso você se interesse: www.minhaobraemdetalhes.blogspot.com.br

    Um abraço!

    Daianny Melo

    ResponderExcluir
  4. Lorena, essa escada de concreto da foto, o revestimento é de madeira?

    ResponderExcluir
  5. Olá Lorena, um acabamento que está sendo muito usado em escadas com custo menor que o mármore são as pinturas marmorizadas em escadas. Acabamento que imita a pedra e é aplicado um verniz especial para proteger a pintura. Conheça esse trabalho acessando: www.nepaldecoracoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Lorena, parabéns pela sua pagina , só faltou comentários das escadas marmorizadas uma pintura que imita qualquer tipo de mármore e com um acabamento alto resistente. confira a nossa pagina no instagram @aldodoturbante

    ResponderExcluir
  7. Lorena, parabéns pela sua pagina , só faltou comentários das escadas marmorizadas uma pintura que imita qualquer tipo de mármore e com um acabamento alto resistente. confira a nossa pagina no instagram @aldodoturbante

    ResponderExcluir