quarta-feira, dezembro 05, 2012

Niemeyer

O grande mestre se foi.

Descanse em paz Guerreiro Niemeyer!

A arquitetura se sente orfã.




Foi na década de 1950 que Oscar Niemeyer aceitou o convite e o desafio de Juscelino Kubitschek para criar os prédios públicos da futura capital do Brasil, em poucos anos.

Mesmo após a construção da cidade, o arquiteto continuou pensando na capital - no aniversário de 52 anos da capital, Niemeyer viu seu último projeto no DF ser inaugurado: a Torre Digital, apelidada por ele de "Flor do Cerrado".

A arquitetura arrojada e moderna de Niemeyer ajudou a fazer de Brasília um museu a céu aberto. A cidade é a única construção contemporânea a ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.





‎"Sempre que viajava de carro para Brasília, minha distração era olhar para as nuvens do céu. Quantas coisas inesperadas elas sugerem! Às vezes são catedrais enormes e misteriosas - as catedrais de Exupéry com certeza. Outras, guerreiros terríveis, carros romanos a cavalgarem pelos ares. Outras, ainda, monstros desconhecidos a correrem pelos ventos em louca disparada e, mais freqüentemente, lindas e vaporosas mulheres recostadas nas nuvens, a sorrirem para mim dos espaços infinitos."
Oscar Niemeyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário