domingo, janeiro 13, 2013

Peixes de Gehry



Luminárias revelam lado designer do arquiteto







“O peixe é uma forma perfeita.” A frase é de Frank Gehry, e sintetiza a exposição Fish Lamps, que acontece simultaneamente nas unidades da Gagosian Gallery de Los Angeles e de Paris. Conhecido pela criatividade capaz de mudar paisagens urbanas com dinâmica e fluidez únicas - vide o Guggenheim de Bilbao -, o arquiteto canadense tem uma outra faceta explorada pela famosa galeria americana: a de designer.


Em cartaz desde esta sexta em Los Angeles, e a partir do dia 24 em Paris, a mostra exibe peças que revisitam um momento vivido por Gehry na década de 1980, quando foi comissionado pela Formica para produzir objetos a partir do recém-criado laminado plástico ColorCore. Na época, o arquiteto já era renomado pelo uso inventivo de materiais, explorando formas inusitadas por meio de esculturas e mobiliário. Ao quebrar, por acidente, um pedaço do ColorCore, Gehry notou que os cacos lembravam escamas de peixe. A partir dessa realização, iniciou a criação das chamadas Fish Lamps.

Quase 30 anos mais tarde, o arquiteto volta a produzir as lâmpadas, agora apresentadas nas duas mostras. Dispostos individualmente ou em trios, alguns peixes se encontram na forma de arandelas, outros afixados a estacas, enquanto diversos descansam em superfícies horizontais. Com formatos que sugerem movimento, as luminárias, de textura orgânica e luz branda, representam a harmonia entre material, forma e função.














Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário