terça-feira, janeiro 19, 2016

Saiba o que é ITBI




O blog está em Parceria com 






Saiba o que é ITBI 


Ao comprar um imóvel, muita gente é surpreendida com um custo adicional de 2%*. Esse valor é o ITBI e é pago na escrituração, saiba mais sobre esse Imposto nesse artigo da Lopes feito especialmente para você. 


O que é o ITBI?


Quando se compra ou vende um imóvel, é necessário recolher o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. 
Esse imposto não é cobrado no caso de doações e heranças. É “Inter vivos”, que significa que o negócio é realizado entre pessoas vivas.
Mas, existe outro imposto, estadual, chamado ITCMD (Imposto sobre a Transmissão “Causa Mortis” e por Doação), que deve ser pago no caso das transmissões de bens imóveis por doação e por herança.

Para quem pagamos? 


O tributo é de competência municipal e deve ser pago ao município onde estiver situado o imóvel.

Como é calculado?


O valor do imposto é calculado com base na alíquota do ITBI e no valor venal do imóvel, estabelecidos pelo município.
Por exemplo em São Paulo, a alíquota do ITBI é 2%. Assim, a comercialização de um imóvel com valor venal de R$ 700 mil teria incidência de R$ 14 mil.

Quem deve pagar? 


Normalmente, as leis municipais estabelecem que o responsável pelo pagamento do ITBI é o comprador.
Isso não impede, contudo, que o contrato de compra e venda estabeleça o vendedor como responsável pelo pagamento do imposto. Mas nesse caso, se o vendedor não fizer o recolhimento, o fisco municipal cobrará do comprador.


Em que momento?


Algumas leis municipais estabelecem que o pagamento do ITBI deve ocorrer por ocasião da lavratura da escritura pública; em outras, por ocasião do registro da escritura.


*No caso São Paulo 


O Grupo Lopes é considerado a maior empresa de consultoria imobiliária do Brasil. Já foi responsável pela intermediação de mais de 900 mil unidades de imóveis, conta com um time de aproximadamente 15 mil corretores associados e está presente em 9 estados do Brasil. Atualmente, oferece também um blog de decoração e mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário