O arquiteto Fernando e o advogado Humberto Campana nasceram em Brotas, no interior de São Paulo, e conquistaram o mundo com suas peças ousadas, que exigiram adaptação nas indústrias de móveis e acessórios que quiseram reproduzi-las.
Um é advogado, mas preferiu ser artesão! O outro é arquiteto, e enveredou pela trilha do design. Humberto e Fernando Campana, a partir de 1983 começaram a trabalhar juntos em um ateliê que Humberto tinha aberto no centro da cidade de São Paulo em 1979. De lá prá cá, com a produção de uma série de peças de apelo conceitual, passaram a ser notados, e acabaram por ser conhecidos e reconhecidos no cenário internacional do design.
Foi em 1989 que lançaram as cadeiras Des-confortáveis, peças em ferro que parecem isso mesmo, desconfortáveis, que foram expostas na Nucleon 8, a grande meca do design contemporâneo na época. As cadeiras romperam com uma produção que Humberto fazia até então, mais artesanal, e representaram uma nova fase para o ateliê, que a partir daí passou a produzir peças de mobiliários diferenciadas, de fato experimentais, que agradou os críticos e estudiosos do design de vários países.
Os Campanas tornaram-se em pouco tempo uma referência do design brasileiro e, ainda assim, tiveram de esperar 10 anos para ter a primeira peça produzida pela indústria nacional: foi a Companhia de Tapetes Ocidentais a primeira a reproduzir a criação dos designers.
Humberto queria ser índio. Fernando, astronauta. Os irmãos faziam os próprios brinquedos desde criança, e a infância no campo foi determinante em seu trabalho.
Em toda sua trajetória, os Campana visaram a revolucionar a criação de peças de design.
“Vivemos num país naïf, caótico, colorido, e logo percebemos que teríamos que trabalhar com a imperfeição”, contou Humberto. Essa é a grande característica que permeia todas as criações da dupla, como a cadeira Favela, de 1990, inspirada na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, que teve como método a colagem de pedaços de madeira OSB, de forma caótica. “Queríamos reproduzir a maneira como se forma a favela”, explicou Humberto. Também é o caso da cadeira Vermelha, clássico do design composto de 300 metros de corda trançada a mão. “Tivemos de fazer um vídeo para que a [empresa italiana] Edra entendesse como ela era feita”, brincou Fernando. Outros trabalhos derivaram do emaranhado de plástico da cadeira Corallo, como a sapatilha da Melissa, comercializada em larga escala.
Sim, é um sofá. E ele é feito totalmente de veludo e parece ser a coisa mais confortável do mundo.
Tem também esta cadeira, que ganhou o nome de Vermelha. De tanto sucesso que a peça fez, a Vitra, uma loja italiana, resolveu criar uma nova versão do móvel, só que com as cores da bandeira da Itália. Linda, linda, linda.
E, cara, a genialidade é tanta… Esta cadeira, nomeada de Favela, é feita totalmente de pedaços de madeiras que foram encontradas nas ruas de São Paulo. A inspiração, é claro, vem das favelas da cidade que nunca dorme.
Em 2006, a Moss encomendou uma série de poltronas especiais para os irmãos Campana. Sim, elas eram feitas de bichos de pelúcia. Fofas demais! Existiram somente 25 no mundo e cada uma tem uma espécie de bicho diferente.
Cadeira de corda - Irmãos Campana | Poltrona - Irmãos Campana |
Cadeiras Positivo/Negativo da série Des-confortáveis
Em 1998 eles foram internacionalmente reconhecidos, sendo chamados a produzir a cadeira Vermelha pela empresa italiana Edra, além de terem sido chamados pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, a participar de uma exposição sobre design que este realizava.
Cadeira Vermelha – produzida pela Manufatura Edra Mazzei, Itália
material: ferro cromado e fios trançados de algodão tingido
Cadeira azul – também produzida pela Manufatura Edra Mazzei
mesmo material usado na vermelha
Cadeira Cone – 1997
Cadeira de papelão – 1995
Mesa inflável – 1995 – Manufatura MoMA, NY
Poltrona Bola apresentada na Exposição do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM – no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Poltrona Jacaré – produção recente
O sofá Cipria (2009) produzido pela Manufatura Edra Mazzei
e a conhecidíssima sapatilha da Melissa, copiada por um monte de fábricas de sapato do Brasil
Sim, a Melissa toda entrelaçada é criação dos caras! As sandálias fizeram o maior sucesso entre as garotas e, agora, os caras foram convidados para fazer uma nova criação: uma camiseta da Lacoste!
A camiseta será assim: só de crocodilos, o símbolo da marca. Você leu bem, é só de crocodilos juntinhos, sem nenhuma malha por baixo.
Gente, agora eu já sei de onde a Lady Gaga pegou inspiração para se vestir de sapo!
Lagy Gaga veste: irmãos Campana
Nenhum comentário:
Postar um comentário