Verner Panton (1926 - 1998) foi um dos mais notáveis talentos inovadores do século 20, em design e arquitetura. A concepção de suas obras é considerada brilhante. Este designer dinamarquês imaginou um futuro colorido e brilhante, sendo pioneiro na criação de móveis que contrariam a gravidade. Formado em engenharia e arquitetura, trabalhou no início de sua carreira com Arne Jacobsen, mas logo começou em seu próprio escritório. Seus desenhos tornaram-se cada vez mais não convencionais. "A maioria das pessoas passam suas vidas vivendo nas sombras, numa conformidade bege, mortalmente com medo de usar cores. O propósito principal do meu trabalho está em provocar as pessoas para usar sua imaginação e fazer as com suas imediações mais emocionantes." Verner-Panton. |
A cadeira criada pelo designer Verner Panton (1926-1998) nascido na Dinamarca. Verner foi um especialista em desenvolver peças de tom lúdico e baseadas em formas geométricas em uma época em que a tecnologia ainda não se fazia presente. Panton iniciou uma revolução no mobiliário daquele período, adicionando o plástico, poliuretano, espuma além das cores, quebrando a seriedade e rigidez do ferro, muito utilizado. Sua idéia era dar humor às peças por ele criadas!
Em 1960, lança a Panton, cadeira que seria ícone da Pop Art. A peça foi revulocionária pois é toda em plástico e feita de uma só peça. Seu desenho em S representava a liberdade pregada nos anos 60. O tom lúdico entre suas formas sinuosas e suas cores marcantes foi resultado da busca da emoção entre técnica e estética, muito buscada pelo designer. A cadeiraé símbolo de versatilidade, podendo se adaptar a diversos ambientes como escritórios grandes e pequenos escritórios em casa se tornou uma das peças mais imporantes do século XX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário