domingo, abril 21, 2013

Melhor prevenir do que remediar

Quando você decide construir uma casa, a primeira e melhor coisa a se fazer é planejar a obra do início ao fim. Desde o projeto, a aprovação junto à prefeitura até acabamentos e paisagismo.
--> -->
1-Encontre um profissional de confiança e diga claramente qual é seu objetivo.
2- Peça ajuda para escolher o terreno. Antes de comprá-lo, entre em contato com o arquiteto ou o engenheiro para que ele o auxilie. Saber as metragens e características do lote pode ajudá-lo a definir como poderá ser a construção.
3- Consulte a prefeitura local para saber qual área pode ser edificada, os recuos mínimos frontal, laterais e fundos, a altura máxima, o código de obras, a lei de zoneamento do município, bem como o código de posturas e a área de proteção permanente. Além disso, há as legislações estaduais e federal relacionadas ao meio ambiente.
4- O cronograma financeiro também pode ser acompanhado com um relatório da obra com fotos.
5- Ouça o que o profissional acha que é possível fazer com as condições apresentadas, pois características físicas, orçamento disponível e especificações técnicas podem limitar o que é pretendido inicialmente.
6- Faça um orçamento para a obra por etapas. As principais fases para considerar são: análise do solo, projeto, aprovação na prefeitura, limpeza do terreno, preparação e canteiro de obras, fundação, acabamentos, pintura e paisagismo.
7- Faça um cronograma financeiro. Assim, será mais fácil estabelecer prazos e cobrá-los.
8- Não tente economizar pulando etapas da obra. O proprietário deve contratar um profissional habilitado e qualificado para desenvolver os projetos estrutural, elétrico, hidráulico e detalhamentos.
9 - Cuidado com custos extras. Saiba qual técnica de pintura será adotada, o tratamento que será dado às madeiras utilizadas (esquadrias, deck, vigas, colunas, madeiramento e forro), as formas de evitar desperdícios, pois essas despesas podem ser uma surpresa para seu orçamento inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário