Uma das principais dúvidas de quem vai construir seu imóvel é a escolha do terreno. Muitas vezes itens importantes não são levados em consideração e depois poderão ser motivos de insatisfação para o proprietário.
Alguns aspectos devem ser observados na hora da compra:
A existência no local de rede pública de água, energia e esgoto. A existência destes itens, já representa economia inicial na construção.
Ao verificar a existência de rede elétrica no local, observe se há fiação aérea no local, que em alguns locais poderá ser enterrada.
O terreno deve preferencialmente ser plano, com leve inclinação para a rua em locais onde a drenagem urbana for eficiente. Certifique-se com a vizinhança se não ocorrem alagamentos em dias de chuva.
Na escolha de terrenos em aclive ou declive, considere na fase de execução, os gastos com movimento de terra (corte e aterro) e alvenaria de contenção.
Verifique se o solo é resistente e capaz de suportar o prédio a ser construído, evitando assim, a utilização de uma fundação de alto custo. Uma alternativa é consultar a vizinhança, pergunte se as construções possuem fissuras nas paredes e qual o tipo de fundação utilizada.
Consulte o Código de Obras e Plano Diretor da cidade, e descubra os recuos e número máximo de pavimentos permitido. Lembre-se, que dados técnicos como recuos e número máximo de pavimentos, serão limitantes para que um profissional legalmente habilitado faça o seu projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário