segunda-feira, junho 14, 2010

É possível usar a iluminação para aumentar as vendas?

Pontos muito brilhantes ofuscam o resto da loja. Objetos no escuro passam despercebidos. Ter equilíbrio no uso das luzes é o segredo para alavancar os negócios.


Uma simples alteração no projeto de iluminação mudou, no ano passado, a cara da loja de móveis Lafer do shopping Lar Center, em São Paulo. Antes, alguns produtos ficavam no escuro e não chamavam a atenção de quem transitava pelo shopping, enquanto outros sofriam com o excesso de luminosidade — e ainda por cima com o emprego da lâmpada errada. A luz utilizada alterava a cor do tecido dos estofados e os vendedores tinham que ir até o corredor do shopping para mostrar o tom real para o cliente.
 
Além de deixar o ambiente mais agradável, houve a preocupação em adotar lâmpadas com menor consumo de eletricidade e maior durabilidade.

Ao determinar a iluminação da loja, as diferenças de consumidores devem ser levadas em conta. A luz pode fazer uma loja parecer sofisticada demais e afugentar o público-alvo, caso a clientela seja mais popular.

Para tornar um ambiente popular mais atraente, uma luz mais clara, forte e uniforme é mais efetiva, pois transmite a impressão de agilidade. No caso de locais sofisticados, o uso da sombra é muito importante e o ideal é produzir contraste entre os objetos iluminados (mais importantes) e os ofuscados. 

Antes de solicitar um projeto de iluminação, é fundamental saber quem é seu cliente e ter em mente o que deve chamar mais atenção na loja. Com a luz ideal, podemos direcionar o olhar do consumidor no ponto de venda.

Peças mais iluminadas atraem primeiro a atenção do cliente. Mas, em todos os casos, é preciso criar uma sensação de aconchego. O conforto visual é a partida para qualquer solução de iluminação.

VOCÊ ESTÁ USANDO A LUZ CERTA? 
| Três dicas de iluminação que ajudam a valorizar o produto 


 (1)                           (2)

(1)A luz sem foco dirigido não realça o produto exposto
(2)  A luz com foco dirigido dá mais brilho ao produto e faz sombra, valorizando o item  

           (1)                           (2)                    
(1)Um objeto ganha destaque com um ângulo adequado de iluminação - que depende da distância entre lâmpada e produto.

(2)O ângulo aberto demais ou de menos faz com que o feixe de luz não alcance o ponto correto .



A luz verde está em sintonia com o produto, neste caso um perfume cítrico. A luz lilás não ajuda a vender o produto, pois não remete às características da colônia

PARA ACERTAR O PONTO


HIERARQUIA: Produtos iluminados são mais visíveis e entendidos como os mais valiosos— enquan to os pontos menos importantes não devem ser destacados

SOFISTICAÇÃO: A sombra é muito importante para definir a atmosfera do local. Quanto maior o contraste entre os objetos iluminados e os não iluminados, maior será a impressão de sofisticação do local. Esse tipo de iluminação é indicado para bares, lojas e restaurantes chiques

SIMPLIFICAÇÃO: Os ambientes populares podem ser mais estimulantes, uniformes e ter mais lumi nosidade. A temperatura de cor mais elevada (luzes claras) ajuda a transmitir a impressão de agilidade

PERFORMANCE: A uniformidade da iluminação é interessante em locais onde é preciso ter produtividade. É o caso de caixas, provadores de lojas, cozinhas de restaurantes, academias de ginástica e escritórios

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