A moda é um sistema que rege os ciclos do vestuário, mobiliário, costumes. É um sistema em que as mudanças passaram a ser aceitas e criadas como uma necessidade contínua de novas expressões.
Pensando nisso, iremos mostrar que moda e design de interiores tem tudo a ver.
“Moda é arquitetura: é apenas uma questão de proporção.” Coco Chanel.
Essas artes servem de influência uma pra outra há muito tempo. Coco Chanel se inspirava nas obras do arquiteto moderno Le Corbusier e da Bauhaus. Muitos estilistas se inspiram nas curvas das obras de Oscar Niemeyer (e ele se inspira nas curvas femininas). A busca de influências na moda se tornou muito comum entre os arquitetos para tornar suas obras e espaços fluídos e dinâmicos. Desejam flexibilidade e movimento, assim como os tecidos.
Alimentam a poética do abrigo estruturas, volumes, cheios e vazios, luz e sombra, transparências, materiais, cortes e recortes. Na moda, essa escala se materializa no corpo, olhando para o fazer arquitetônico como fonte de inspiração. Cristobal Balenciaga é considerado "o arquiteto da moda".
A relação moda/arquitetura sempre existiu. No século passado, diversos movimentos estreitaram ainda mais a parceria entre esses dois mundos. Não é difícil relacionar as linhas de Paul Poiret (estilista francês dos anos 20) com as dos designers Ruhlmann (art déco) ou Leleu (século 18); de Coco Chanel com Le Corbusier e Bauhaus; de Joe Colombo (1930-1971; designer de móveis) com Courrèges (anos 60)", diz o arquiteto Arthur Casas, responsável por projetos fashion como a loja de Alexandre Herchcovitch e o hotel Emiliano (Jardins).
Graças aos avanços tecnológicos, as práticas de moda e arquitetura nunca estiveram tão interligadas: plissar, dobrar e drapear agora fazem parte do vocabulário arquitetônico e do vestuário resultando em sofisticação nas passarelas e nos edifícios nas ruas.
Viram? Moda e design de interiores estão super ligados!!!
São cada vez mais frequentes os casos de criadores que desafiam as fronteiras entre os dois universos
Depois de termos dado a conhecer a aventura da Diesel no mundo do design de mobiliário e iluminação, através da colecção ‘Successful living from Diesel’, ou de termos apresentado a recente linha de casa do estilista português Miguel Vieira, há que sublinhar a corrente de criação artística que existe no sentido inverso.
Ou seja, marcas de mobiliário e design de interiores que se lançam no terreno do design de moda, provando a todos nós que estas duas áreas longe de serem estanques, são cada vez mais permeáveis, influenciando-se mutuamente.
Tomamos como exemplo a nova colecção ‘Kartell à la mode’. Ao fim de 60 anos de criação no design de mobiliário, a marca que tem sido uma das bandeiras do design ‘made in Itália’, e que tem tido na última década como criador artístico, Ferruccio Laviani, lançou em Abril passado uma colecção de calçado produzido em plástico reciclável. É a filosofia do plástico, da cor e de alguma irreverência que marca o ADN da Kartell que vemos transposta para as colecções de sapatos e botas 'Glue Cinderella', 'Lady' e 'Sofia'.
Nesta mesma corrente, recordemos as famosas sandálias 'Melissa' assinadas pelos brasileiros Fernando e Humberto Campana, ou a recente criação de Zaha Hadid para a Lacoste, com a linha 'footware'.
Esta migração que se tem tornado comum entre a moda e o design de interiores é também uma evidencia da pluridisciplinaridade que tão bem caracteriza os tempos modernos, e demonstra que os designers procuram deambular entre os dois mundos encontrando em cada um deles novos desafios à sua criatividade.
Depois de termos dado a conhecer a aventura da Diesel no mundo do design de mobiliário e iluminação, através da colecção ‘Successful living from Diesel’, ou de termos apresentado a recente linha de casa do estilista português Miguel Vieira, há que sublinhar a corrente de criação artística que existe no sentido inverso.
Ou seja, marcas de mobiliário e design de interiores que se lançam no terreno do design de moda, provando a todos nós que estas duas áreas longe de serem estanques, são cada vez mais permeáveis, influenciando-se mutuamente.
Tomamos como exemplo a nova colecção ‘Kartell à la mode’. Ao fim de 60 anos de criação no design de mobiliário, a marca que tem sido uma das bandeiras do design ‘made in Itália’, e que tem tido na última década como criador artístico, Ferruccio Laviani, lançou em Abril passado uma colecção de calçado produzido em plástico reciclável. É a filosofia do plástico, da cor e de alguma irreverência que marca o ADN da Kartell que vemos transposta para as colecções de sapatos e botas 'Glue Cinderella', 'Lady' e 'Sofia'.
Nesta mesma corrente, recordemos as famosas sandálias 'Melissa' assinadas pelos brasileiros Fernando e Humberto Campana, ou a recente criação de Zaha Hadid para a Lacoste, com a linha 'footware'.
Esta migração que se tem tornado comum entre a moda e o design de interiores é também uma evidencia da pluridisciplinaridade que tão bem caracteriza os tempos modernos, e demonstra que os designers procuram deambular entre os dois mundos encontrando em cada um deles novos desafios à sua criatividade.
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