terça-feira, janeiro 11, 2011

Paredes móveis


Neste apê single de 70 m2, a substituição de paredes por estruturas móveis resultou em ambientes bem planejados, com integração fluida, boa ventilação e luz abundante


Natalie JorgeApartamento, 70 m², décimo andar, Brooklin, zona sul de São Paulo. O cenário, aparentemente ideal para contemplar os arredores da metrópole paulistana, era desfavorecido por uma questão estrutural: os cômodos pequenos e escuros impediam a privilegiada visão. Problema identificado, desafio à vista. “Criamos um espaço amplo e funcional, com boa ventilação e muita luz natural, aproveitando ao máximo a vista panorâmica da cidade”, asseguram os arquitetos Sonia Engler e Pedro Nahas, responsáveis pelo projeto de intervenção.

Apartamento, 70 m², décimo andar, Brooklin, zona sul de São Paulo. O cenário, aparentemente ideal para contemplar os arredores da metrópole paulistana, era desfavorecido por uma questão estrutural: os cômodos pequenos e escuros impediam a privilegiada visão. Problema identificado, desafio à vista. “Criamos um espaço amplo e funcional, com boa ventilação e muita luz natural, aproveitando ao máximo a vista panorâmica da cidade”, asseguram os arquitetos Sonia Engler e Pedro Nahas, responsáveis pelo projeto de intervenção.

Os mesmos painéis laterais também pivotam e promovem interação entre os cômodos do apartamento. Quando abertos, tem-se uma visão praticamente ininterrupta do quarto até a cozinha gourmet, o que dá profundidade ao imóvel. O painel central acomoda uma tevê e a disponibiliza para ambos os lados do apartamento.

Os mesmos painéis laterais também pivotam e promovem interação entre os cômodos do apartamento. Quando abertos, tem-se uma visão praticamente ininterrupta do quarto até a cozinha gourmet, o que dá profundidade ao imóvel.

O painel central acomoda uma tevê e a disponibiliza para ambos os lados do apartamento.Outro ponto alto da obra é, sem dúvida, a máxima exploração dos panos de vidro pelo entorno. “A intervenção possibilitou a entrada de muita luz natural durante o dia e as várias opções de abertura de janelas contribuíram para o bom direcionamento da ventilação”, atesta Sonia. Paralelamente, o projeto de iluminação automatizada garante diversas cenas luminotécnicas. “Ora temos as lâmpadas revelando formas estruturais - caso do rebaixo de gesso flutuante, valorizado por luz fria amarelada -, ora temos lâmpadas AR70 pontuando e destacando cenários menores, como a bancada das refeições, a mesa de centro ou o lavabo”, explica Sonia Engler.

O novo molde arquitetônico se encerra harmoniosamente também devido às escolhas estéticas. A composição do branco predominante foi quebrada pelo off-white das paredes; no assoalho, piso de madeira garante requinte e aconchego. Dialogam com essa atmosfera acabamentos neutros e mobiliários de linha reta, a mais pura tradução de um projeto contemporâneo e clean por essência.
Natalie Jorge Na sala de jantar, ambiente integrado ao living, destaque para a atuação da iluminação: a luz fria amarelada demarca o rebaixo de gesso flutuante, ao passo que lâmpadas Ar70 pontuam o espaço das refeições pelo simples acionar de um botão.

Natalie Jorge
A cozinha, estilo gourmet, é composta por uma ilha central feita em um único bloco de granito encaixado numa bancada de madeira teca. À estrutura se sobrepõe uma coifa suspensa que, delicadamente, parece determinar o término do ambiente. No restante da composição, inox, fórmica líquida e vidro branco se equilibram no jogo de preto, cinza e branco.



Na sala de jantar, ambiente integrado ao living, se sobressai a atuação da iluminação: a luz fria amarelada demarca o rebaixo de gesso flutuante, ao passo que lâmpadas AR70 pontuam o espaço das refeições pelo simples acionar de um botão. O forro de gesso recebe rasgos com lâmpadas frias e placas de acrílico leitoso, solução que, assim como a luz embutida sob o armário, proporciona iluminação de qualidade às atividades corriqueiras. Natalie Jorge

Natalie Jorge
A passagem à lavanderia se dá por meio de um painel frisado de correr ao fundo da cozinha. Embora pequeno, o espaço é bem organizado e facilita as atividades locais: a lavadora-secadora é emoldurada por um painel vertical que acomoda os materiais e acessórios de limpeza. Do outro lado, tanque embutido no granito com gavetões completa a praticidade da área.

Natalie Jorge
Os três painéis pivotantes são a grande atração do apartamento, antes segmentado por alvenarias fixas. Agora a comunicação entre o living e a área íntima fica à escolha do proprietário. As folhas laterais, quando abertas, permitem total integração entre os espaços. Ao painel central cabe a função de acoplar uma tevê e disponibilizá-la para ambos os “lados” do apartamento.

No detalhe, os três painéis frisados de MDF pintados de branco com tinta automotiva que se encarregam de segmentar, ou não, living e suíte. Uma das folhas laterais, se acionada por um toque, se abre e revela um louceiro que apoia a organização da casa. Natalie Jorge


Natalie Jorge
No quarto, a estratégia foi esconder o banheiro por meio de um painel de correr espelhado que, além de tudo, favorece a amplitude de todo o ambiente. A cama de design contemporâneo, cabeceira baixa e gavetões demarca a área de vestir ao fundo, local em que se encontra o armário-closet, também oculto por painéis de correr.

Natalie Jorge No banheiro, a composição escolhida foi o mármore branco - bancada - e placas de porcelanato cinza. Sobre a bancada, um espelho-armário acomoda todo tipo de objetos menores em seu interior. No boxe, pastilhas de vidro transparente e ducha regulável no melhor estilo europeu.

Natalie Jorge A intervenção arquitetônica priorizou a estruturação de uma nova área de circulação para o apartamento. Os 70 m² ganharam um novo layout após a retirada das paredes fixas que segmentavam os ambientes; no lugar, painéis de MDF pivotantes garantem a comunicação entre a áreas íntima e de estar.


Natalie Jorge
O home Office é revestido de madeira linheiro com aplicação de verniz PU de alta resistência. Luz fria embutida sobre a caixa-prateleira cria a iluminação ideal.

Natalie Jorge A iluminação pontual dá o tom no lavabo. A sensação de amplitude é favorecida pela composição de espelhos. Sofisticação é o conceito aplicado no lavatório de limestone Grey com cuba rasa e torneira de parede.

Confira quem fez
Projeto:
Sonia Engler e Pedro Nahas
Marmoraria: Via Marmi
Marcenaria: Casablanca
Automação: Kasa Inteligente
Persianas: Luri
Móveis: Micasa (sofá)
Louças, metais e porcelanato: Bohr
Vidros e espelhos: Xodó Vidros
Caixilhos de alumínio: Alfamax
Artes plásticas: Carlos Breseghelo


fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/65/artigo206438-4.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário