Não é necessário comprar outro apartamento para ter um ambiente com cara de novo. Algumas mudanças aqui e outras ali fazem toda a diferença em um imóvel de construção antiga. Aliás, os mais velhinhos podem ser uma boa opção para quem quer mais espaço – geralmente, os empreendimentos mais recentes são menores e com estrutura mais compacta.
Antes de pensar em móveis e decoração, devemos revisar a parte de infraestrutura, como elétrica e hidráulica. Também recomendo rever a iluminação, substituindo por um projeto mais adequado, que deixe o local agradável, comenta a arquiteta Priscila Baliu, da Franchini & Baliu Arquitetura e Design.
Quem tiver verba para investir, pode optar também pela troca de revestimentos de paredes e de pisos de cozinha, banheiros e área de serviço. Além de mudar, você vai valorizar o imóvel com a pequena reforma. Uma interferência menor é a substituição das louças e metais. Já os azulejos antigos podem ser pintados com tintas apropriadas. Não é o ideal, mas renovam a aparência, explica Priscila Baliu.
Caro X Barato
Uma mudança radical, para quem pode investir mais, começa na contratação de um profissional qualificado para desenvolver o projeto e acompanhar a obra, além de indicar tendências e trabalhar os espaços de uma forma mais funcional para cada caso. Derrubar paredes e integrar ambientes é um recurso com ótimos resultados, sugere Sueli Adorni.
Uma boa pintura também é imprescindível para dar cara nova ao apê, sendo mais indicada a opção por cores claras e neutras, que favorecem a iluminação natural e, em geral, não cansam. Pode-se ainda trocar o antigo rodapé da sala por um novo, de MDF na cor branca e com altura maior que o habitual, cujo efeito é moderno.
Já o teto, se for rebaixado com gesso, pode proporcionar boa dose de modernidade, além de embutir novos pontos de luz em locais estratégicos e funcionar como cortineiro, ocultando os trilhos das cortinas.
Quem não tem muita verba para uma reforma, por sua vez, pode caprichar mais na decoração, alterando os móveis de lugar e revestindo paredes com papel ou tecido. Pequenos detalhes ajudam a transformar. Um truque para o living, por exemplo, é trocar o revestimento dos sofás e mudar as cores das almofadas e das cortinas. O resultado pode ser surpreendente, diz Sueli Adorni.
Se o tapeceiro cobrar caro, lance mão de capas de sofá para ter uma aparência renovada. Tapetes também são boas soluções, pois ajudam a disfarçar pisos desgastados. O importante é não usar nada com cara de velho, alerta Priscila Baliu.
A restauração de um bufê ou um armário também pode trazer jovialidade. Um móvel antigo pintado ou laqueado com uma cor vibrante consegue até mesmo revigorar um ambiente. Por fim, o que dá bastante resultado é abusar dos itens de decoração contemporâneos, como aqueles espelhados ou com vidros, que dão um charme especial ao espaço, conclui Sueli Adorni.
fonte: http://ht.ly/6XS1Y d e IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário