O porcelanato líquido, também conhecido como piso epóxi, vem conquistando um espaço cada vez maior nos projetos arquitetônicos e de decoração brasileiros.
Suas duas principais características são o altíssimo grau de brilho e a ausência de emendas: seu acabamento é perfeitamente liso.
Apesar de já ser utilizado há mais tempo em ambientes públicos, institucionais e comerciais (lojas, hospitais, indústrias, cozinhas, quadras esportivas, etc) ele agora começa a ser utilizado em residências de alta classe.
Isso acontece porque os fornecedores requerem aplicação mínima de 100 metros quadrados, o que em geral caracteriza imóveis mais caros e extensos.
No entanto com a rápida popularidade do piso epóxi a tendência é que a exigência de metragem mínima caia, assim como os preços.
Como Funciona o Piso Epóxi ou Porcelanato Líquido
O piso epóxi monolítico não apresenta rejuntes
O porcelanato líquido é um sistema de impermeabilização e acabamento para pisos. Trata-se de uma resina à base de plástico termofixo – ou seja, ele endurece quando adicionado a outros agentes químicos, formando a camada do revestimento epóxi.
Essa manta líquida é aplicada sobre o piso já existente, conferindo atributos de uniformidade, brilho e impermeabilização.
O piso epóxi pode ser:
Multilayer, ou monolítico: não apresenta rejuntes, trincas ou emendas;
Decorativo: com estampas, padrões, cores e desenhos. Aqui entra a variação 3D e 3D líquido;
Espatulado: muito usado pelas indústrias, pois é resistente a grandes pesos, tráfego excessivo, arraste e produtos químicos;
Auto Nivelante: não possui juntas de dilatação. Indicado para áreas de alto tráfego;
Poliuretano: indicado para áreas internas e externas com bastante circulação. Resistente a raios UV.
É muito importante não confundir o piso epóxi (ou revestimento epóxi) com a tinta epóxi: o primeiro é mais espesso e resistente.
Vantagens do Porcelanato Líquido
Por não possuir rejunte, o porcelanato líquido confere maior uniformidade ao ambiente; somado ao seu alto brilho, o efeito final é bastante leve e sofisticado.
A impressão é a de que o cômodo é mais amplo – sem contar com o fato de que a ausência de emendas evita o acúmulo de sujeiras e fungos.
O piso epóxi é de fácil manutenção, além de ser bastante resistente e durável.
Pode ser aplicado sobre contra-pisos, pisos frios ou até mesmo de madeira. Para isso, a superfície não precisa ser totalmente lisa.
Para conseguir um efeito perfeito do porcelanato líquido para o piso da sua loja ou residência, não dispense a participação de um arquiteto ou decorador.
Porcelanato 3D líquido.
A última moda em porcelanato líquido decorado é o piso 3D líquido.
Conhecido internacionalmente como 3D liquid flooring (ou piso líquido em 3D), ele é caracterizado por imagens hiperrealistas do fundo do mar, como golfinhos, corais, tartarugas marinhas, peixes, tubarões, ondas e areia.
A impressão é a de que se está caminhando sobre a água.
A técnica foi inventada em Dubai, Emirados Árabes, a partir de uma impressora especial capaz de reproduzir em grande escala o desenho escolhido.
Após instalar a ilustração no piso ou parede, aplica-se a resina de porcelanato líquido e um verniz, que só aumentam o efeito líquido.
Porcelanato líquido decorado
A limpeza do dia-a-dia deve ser feita com detergentes neutros. Não use abrasivos.
A primeira limpeza deve ser feita 24 horas após a instalação.
Faça revisões dentro da periodicidade recomendada pelo fornecedor. O desgaste natural do piso pode exigir uma nova aplicação na área.
Evite arrastar móveis e objetos pesados sobre o piso epóxi: ele pode trincar. Proteja os pés com adesivos de feltro para esse fim.
Se o piso trincar, isole o ponto danificado, recolha o material lascado e solicite a visita de empresas especializada.
Fonte de referência: Masterplate – especializada em pisos epoxis, resinados e de concreto polido.
De acordo com a norma ABNT 14050 para RAD (Revestimentos de Alto Desempenho), o autonivelante epóxi, conhecido recentemente como porcelanato liquido, deve-se esperar 07 dias de cura. Nesse período não se deve molhar. Deve-se aguardar pelo menos 24h para uso (em caso de tráfego pesado) o que pode ser considerado a colocação dos móveis no lugar. Consulte mais em Powerfloor.com.br
ResponderExcluir