Quando você decidiu reformar sua casa ou escritório, você provavelmente está em busca de renovação e mudanças positivas para o seu espaço, porém fica bastante preocupado, pois pensa nos custos que irão ser gerados, nos imprevistos que poderão acontecer durante a atividade e claro, na bagunça que ficará durante o processo. Para que tudo seja menos turbulento e que você possa curtir mais essa fase de transformação, confira abaixo três dicas que irão te ajudar:
Não comece nada sem um bom projeto Nada atrasa e encarece mais uma reforma do que mudar de ideia com a obra em andamento. Portanto, coloque no papel o que você deseja trocar e refazer, procure um arquiteto ou designer de interiores e defina com ele o projeto, incluindo a especificação dos novos acabamentos.
Planejamento é essencial para qualquer tipo de reforma, principalmente se você não quer estourar o orçamento e gastar muito mais do que o previsto.
Planejamento
Essa primeira dica é a principal. Com um planejamento, você consegue alinhar, conferir e analisar tudo que é necessário, além de colocar tudo o que você deseja fazer em cada ambiente. É de extrema importância que você coloque todos os detalhes, pois será nele que você irá colocar valores e as suas prioridades da reforma.
Fazer uma obra significa levar pessoas para dentro da sua casa, e que serão os responsáveis pelo seu novo lar (ou pelos reparos no lar que você já tem). O ideal é sempre pedir por, pelo menos, 2 orçamentos diferentes. Busque indicações e confirme que essas referências são realmente boas. Pesquisar nunca é demais, e isso garante que você não terá que lidar com um retrabalho com outros profissionais porque os primeiros não fizeram o serviço da forma que você esperava.
Escolha soluções mais rápidas e econômicas
Com tantas opções, é possível que você se confunda e às vezes acabe caindo em revestimentos ou instalações mais complicadas e caras. Fique atento! Existem pisos que podem ser assentados em cima de um outro existentes ou até mesmo pintá-los, evitando que você tenha o desgaste de quebrar, gastar mais e acelerar o trabalho.
Tenha cuidado: Priorizar o glamour ao invés da estrutura
Todo mundo sonha com uma cozinha Pinterest ou um quarto como aqueles das revistas, mas se você gastar todo o seu orçamento nisso, quando o telhado está com um vazamento ou os canos do banheiro estão velhos e enferrujados, tanto faz o tipo de cozinha que você tem. Não ignore as questões estruturais da sua casa ou apartamento e cuide delas antes de pensar na estética.
Uma das coisas mais comuns do mundo é você perceber a reforma acontecendo e pensar em outras coisas que gostaria de mudar ou adaptar no meio do caminho. Isso, óbvio, vai acabar saindo mais caro para você. Para evitar esse gasto extra, coloque no papel – em um contrato ou outro documento com o seu empreiteiro – tudo o que você quer que seja feito e se mantenha firme nesse planejamento. É fácil você reformar os quartos e achar que a sala ficou sem graça em comparação, e aí decidir mudá-la também de última hora.
Imprevistos acontecem
Uma coisa que você infelizmente não tem controle, são os imprevistos. Às vezes na hora de trocar um chuveiro ou furar uma parede, canos estouram. Tenha paciência e sempre guarde um dinheiro a mais para esses tipos de caso.
Ignorar medidas de segurança
É muito tentador você deixar de usar os óculos de proteção na hora de cortar um pedaço de madeira, não se atentar se os empreiteiros estão usando capacetes em um caso de obra mais pesada ou até deixar de usar máscaras ao pintar o teto da sala e luvas para lidar com os materiais de construção. Mas nada disso vale a conta do hospital caso ocorra algum acidente. Garante a sua segurança e todos os envolvidos durante toda a reforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário