segunda-feira, setembro 27, 2021

9 plantas de sombra para você cultivar dentro de casa

Ter plantas dentro de casa é um hábito sem volta, mas é para aderir à tendência é preciso estar atento à incidência de luz no lar. É a partir desta informação que será possível escolher quais espécies podem habitar sua residência. Para quem mora em espaços sem varanda ou área externa, o segredo para aderir está em selecionar espécies de sombra para cultivar.

Pode parecer um desafio encontrar plantinhas que não se importem em ficar em locais sem iluminação direta do sol, mas te garantimos que não é.

Abaixo, mostramos uma lista com nove espécies de sombra que são perfeitas para ambientes internos.

1. Antúrio




O antúrio possui folhas em formato de coração e suas flores podem ser de diversas cores, como vermelho, branco, verde, roxo ou rosa. Ele não precisa de sol direto para se desenvolver, basta manter o solo úmido e, em dias muito secos, borrifar água nas folhas. Atenção para não encharcar o solo!

2. Clorofito




Popularmente conhecida como planta-aranha, esta folhagem ornamental de pequeno porte é resistente e pouco exigente com regas e manutenções. Mas fique atento: entre as principais variedades existentes do clorofito, o clorofito vittatum, de folhas com as partes centrais claras e bordas verdes, é a que gosta de ambientes de sombra.


3. Costela-de-adão




A costela-de-adão é opção perfeita para trazer um toque especial ao décor da sua casa. A espécie é fácil de cuidar, se adapta bem aos ambientes internos e cai superbem em vasos no chão. Além disso, regá-la uma vez por semana já é suficiente para mantê-la saudável. Adulta, a planta dá até flor, que depois se transforma em um fruto comestível.

4. Espada-de-são-jorge



Boa para os jardineiros de primeira viagem, a espada-de-são-jorge é uma espécie que exige pouca manutenção, é bastante resistente e ideal para cantinhos com pouca luz. Ela não precisa ser regada com tanta frequência – uma vez a cada 10 dias, no inverno, e uma vez por semana no verão já são suficientes.

5. Lírio-do-amazonas




Com suas folhas grandes e escuras, o lírio-do-amazonas vai bem em vasos e canteiros. Ela gosta de solo úmido (nunca encharcado), áreas de sombra e dá uma flor branca que perfuma todo o ambiente.

6. Pacová




A exposição intensa ao sol pode causar queimaduras nas folhas brilhantes e duras do pacová. Por isso, essa espécie também é ideal para ambientes internos e de sombra. Para mantê-la sempre bonita e saudável, regue uma vez por semana.

7. Palmeira-chamaedorea




A palmeira-chamaedorea é pequena, vai super bem em vasos e é uma das espécies indicadas para áreas sombreadas. Aposte nela para a decoração daquele canto escondido do sol na sua casa.


8. Singônio



Por ser uma trepadeira, o singônio é indicado para ser usado como planta pendente e se desenvolve melhor quando cultivado em locais de sombra e meia-sombra. Regue essa espécie duas vezes por semana.


9. Zamioculca




Esta é mais uma espécie que se adapta bem a ambientes internos, pois a exposição direta à luz solar pode fazer com que suas folhas fiquem queimadas. Conhecida por atrair prosperidade, a zamioculca exige pouca manutenção: regá-la de uma a três vezes na semana já é o suficiente, e no inverno esse número pode ser reduzido a uma vez só.

Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário