sábado, outubro 19, 2013

Casa de cinema, fotografia e futebol


Decoração se inspira nas paixões do morador




Ele queria que seu novo apartamento fosse totalmente diferente do anterior, por isso não aproveitou nada do antigo endereço. Localizado nos Jardins, em São Paulo, o imóvel de 160 m² foi completamente reformado. Trocou-se todo o forro, paredes vieram abaixo e o banheiro da suíte principal foi ampliado, de modo a comportar uma banheira. Depois de um ano de trabalho, do primeiro traço da lapiseira de Maria Fernnanda Piti à entrada do proprietário, a obra resultou em uma morada repleta de referências de cinema, fotografia e futebol, paixões do proprietário.

Uma das principais diretrizes do projeto era a integração dos ambientes, especialmente os de uso comum. A justificativa é a mais comum e a mais honesta de todas: o morador de bem com a vida tem muitos amigos e adora recebê-los em casa, se possível todos ao mesmo tempo. Além disso, ele é visitado também pelos três filhos. Por isso, a cozinha segue o modelo americano, abrindo-se para as salas de estar e jantar. A varanda, para a qual abre-se o living, é repleta de banquetas. 

Mas além de muitos assentos para acomodar os convidados, a casa de um verdadeiro bom anfitrião tem espaços de circulação generosos, que garantem o livre deslocamento de todos, mesmo nas ocasiões de grande aglomeração. A arquiteta, ciente do fato, fez questão de criar um layout condizente na ala social do apartamento. Há uma quantidade bem medida de móveis: nem poucos, nem muitos. Deste modo, o apartamento amplo permanece com atmosfera espaçosa e desimpedida.


O mobiliário de linhas retas e cores neutras destaca os quadros e objetos de apreço do morador, como as luvas do ex-goleiro do Palmeiras, Marcos. Fotos extraídas de livros, como as de Sophia Loren e Marlon Brando, na sala de jantar, foram reproduzidas de modo ampliado pelo artista plástico Sami Akl. O lavabo recebeu papel personalizado, criado a partir de um livreto de expressões idiomáticas em italiano. Ali, bancada, piso e rodapé são de ônix Mont Blanc e a parede de espelhos foi executada pela SV Vidros e Espelhos.

Entre as peculiaridades do projeto, cabe destacar alguns itens. O home theater tem porta de correr feita sob medida pela movelaria Studio Mobili e revestida de pergaminho, um projeto especial da Vermeil. Neste ambiente as persianas da Uniflex D&D são automatizadas e controladas por iPad. A cozinha americana tem um portão de aço corten que a separa da sala de jantar quando fechado. No corredor há uma adega de vinhos embutida na parede. A cavidade recebeu moldura de gesso e iluminação de obra de arte.


























Fonte: Casa vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário